LOTADO

Hospital PUC-Campinas enfrenta superlotação no PS Adulto do SUS

Por Leonardo Vieira | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Hospital Puc Campinas
Hospital Puc Campinas

O Hospital PUC-Campinas anunciou que está enfrentando uma superlotação no Pronto-Socorro Adulto do Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma capacidade instalada de 20 leitos, a unidade abrigava 75 pacientes nesta quinta-feira, 25, todos de alta complexidade, representando um atendimento 275% acima da capacidade.

Entre as demandas de maior complexidade, estão pacientes com problemas cardiovasculares, neurológicos e doenças respiratórias exacerbadas pelo inverno. Em maio, a unidade já havia enfrentado uma situação similar de atendimento muito acima da capacidade.

Para garantir a segurança técnica assistencial e a qualidade do atendimento, o hospital orienta a população a buscar outras instituições de saúde.

Embora o Hospital PUC-Campinas não tenha atendimento Porta Aberta pelo SUS, recebendo apenas pacientes encaminhados pela rede, todos que procuram a unidade espontaneamente passam por classificação de risco. Atualmente, há uma grande busca por atendimento de alta complexidade.

O hospital informou que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde para o remanejamento de pacientes menos complexos. A superlotação é comunicada diariamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Comentários

Comentários