PIRATA

PF prende suspeito e fecha rádio clandestina em Campinas

Por Andréia Marques | Especial para Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Polícia Federal encontrou rádios clandestinas em Campinas
Polícia Federal encontrou rádios clandestinas em Campinas

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (23) em Campinas a 3ª fase da Operação Frequência Negativa para combater ações de rádios clandestinas. Um homem foi preso e equipamentos foram apreendidos. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Oziel e Monte Cristo, onde o suspeito foi preso. No local, os policiais encontraram um equipamento de radiofrequência. Em outro local também investigado pela PF, uma rádio já havia encerrado as operações e funcionava por canais de redes sociais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Na quinta-feira (18), em Valinhos, outro equipamento de radiofrequência foi encontrado e apreendido. Em março, uma nova fase da operação foi deflagrada, com novos pontos de emissão de radiofrequência sendo encerrados em Campinas e Indaiatuba.

A Operação Frequência Negativa começou em janeiro, quando foi verificada a produção de interferência na faixa de frequência utilizada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, na comunicação entre os controladores de solo e as aeronaves em voo.

A investigação faz parte de uma ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e ANATEL, iniciada em 2023, para reprimir as atividades irregulares de radiofrequência ou não autorizadas.

A pena prevista para o crime de prática clandestina de atividades de telecomunicações pode chegar a quatro anos de prisão.

Comentários

Comentários