JABUTI ACADÊMICO

Fase final: professor da FOB está mais perto do prêmio Jabuti

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A capa do livro foi criada com inteligência artificial (veja ampliada no final)
A capa do livro foi criada com inteligência artificial (veja ampliada no final)

Alberto Consolaro avançou em mais uma etapa do Prêmio Jabuti Acadêmico e agora integra o seleto grupo de cinco finalistas. O professor titular da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru e colunista do JC está concorrendo na categoria "Odontologia". O anúncio da seletiva foi feito nesta quinta-feira (18) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A obra que está na competição é "Ossos Maxilares na Saúde e nas Doenças", lançada em 2023. Esse é o 17º livro do autor, que também tem 1500 artigos publicados. Na primeira fase, havia outros 1953 inscritos na área de odontológicas.

"É uma honra imensurável ser finalista de um prêmio desta natureza. É a consolidação de um trabalho que desenvolvo há muitos anos. Dá uma enorme alegria e mostra que o caminho está certo. Revela ainda que esse trabalho foi reconhecido pela sociedade", declara o professor.

Alberto conta que foi inscrito para disputa através de sua editora, por isso foi uma grande surpresa saber que havia sido classificado na primeira seletiva. Ao receber a notícia, por meio da designer do livro, achou que se tratava de uma brincadeira.

O professor é titular da USP Bauru, campus em que lecionou por 30 anos e, hoje, atua na mesma universidade no campus de Ribeirão Preto. A sua obra recebeu o selo de "Livro Finalista do Jabuti Acadêmico" já na primeira fase, quando foi selecionado com outros dez candidatos.

O Jabuti Acadêmico possui 29 categorias e tem apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os critérios da seleção são relevância, inovação e potencial de impacto.

O Prêmio Jabuti Literário existe desde 1959 e é o mais tradicional do Brasil. Já o Acadêmico, é o primeiro ano. Os vencedores finais receberão um prêmio de R$ 5.000,00 e a estatueta Jabuti. A final ocorrerá no dia 6 de agosto.

Comentários

Comentários