SAÚDE & BELEZA

Confira quatro alimentos cheios de poder


| Tempo de leitura: 2 min
Veja os benefícios de batata-inglesa, batata-doce, aipim e cará, que são muito nutritivos
Veja os benefícios de batata-inglesa, batata-doce, aipim e cará, que são muito nutritivos

Qual destes poderosos alimentos é melhor para a saúde: batata-inglesa, batata-doce, aipim ou cará? A resposta é: depende de qual seja o seu objetivo principal. Muito consumidos por quem quer ganhar massa muscular ou até para emagrecer, os quatro são bastante nutritivos, com vários benefícios para o organismo.

A batata-inglesa é rica em fósforo e potássio, que são importantes para a saúde óssea e muscular, além de ajudarem a manter uma boa frequência cardíaca. Para melhorar, este alimento ainda tem um nível baixíssimo de calorias.

"Para quem quer emagrecer, a melhor opção das quatro é a batata-inglesa. Ela tem menos da metade das calorias da mandioca (aipim). O que significa que podemos comer um volume maior e assim aumentar a saciedade. Se compararmos as calorias e carboidratos de 100 gramas de arroz, seria o equivalente a 240 g de batata inglesa. Ou seja, pode comer sem cortar a injustiçada batata",  explica o nutricionista e especialista em emagrecimento Thiago Monteiro.

Ricos em fibras

A batata-doce e o cará são ricos em fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino e também contribui para a sensação de saciedade.

Os dois também têm boa quantidade de magnésio, que ajuda na saúde óssea e cardiovascular. A batata-doce ainda é excelente fonte de vitamina C e o cará, de potássio.

"Assim como a mandioca, que também é rica em vitamina C, magnésio e cálcio, porém é a opção com maior quantidade de carboidratos, por isso é a mais calórica das quatro. Nesse caso, ela seria a melhor escolha para aqueles que desejam ganhar massa e conseguir hipertrofia muscular", afirma o nutricionista

De olho na quantidade e na combinação

Ao contrário do que muita gente pensar, Thiago Monteiro afirma que o aipim pode, sim, fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer.

O segredo é acertar no tamanho da porção ingerida, que varia de acordo com o objetivo de cada um. Mas ele ressalta que, para isso, são necessários uma análise nutricional e o acompanhamento com um especialista.

O nutricionista também destaca que os quatro alimentos são benéficos, desde que sejam preparados de forma saudável. Ou seja, é bom evitar aquela batata ou aipim frio cheio de óleo.

Atenção na hora de cozinhar: é importante preparar os alimentos de forma saudável
Atenção na hora de cozinhar: é importante preparar os alimentos de forma saudável

Comentários

Comentários