OPINIÃO

Plano Real: 30 anos

Por Caio Coube |
| Tempo de leitura: 2 min
Empresário

Neste dia 1 de julho o Plano Real, que acabou com a hiperinflação no Brasil, irá completar 30 anos. O período de 15 anos anterior ao Plano Real foi marcado por uma inflação crônica. Durante aquele período, nos governos de José Sarnei( década de 80) e de Fernando Collor (década de 90), diferentes planos de controle da inflação foram lançados e todos fracassaram.

O Plano Real foi criado em uma circunstância política/ econômica muito específica. Com o impeachment de Collor em 1992, o seu vice, Itamar Franco, assumiu a Presidência. Nos primeiros 7 meses de sua gestão, Itamar teve 3 ministros da Fazenda e nenhum deles conseguiu controlar a inflação, que seguia aumentando.

Preocupado com a situação, Itamar convocou o seu Ministro de Relações Exteriores, senador Fernando Henrique Cardoso, para assumir o Ministério da Fazenda e enfrentar o desafio de controlar a inflação. Fernando Henrique aceitou a convocação de Itamar e impôs uma única condição: ter liberdade para escolher os membros da equipe responsável pela criação do plano de controle da inflação.

Fernando Henrique recrutou economistas da PUC do Rio de Janeiro. O time era formado por Pérsio Árida, André Lara Rezende. Pedro Malan, Edmar Bacha , Gustavo Franco. A equipe começou a trabalhar e uma tese defendida por Pérsio Árida e André Lara Rezende ganhou corpo.

A tese sustentava que o contínuo aumento de preços tinha um forte componente inercial. Isto significa dizer que " os preços sobem esta semana, porque subiram a semana passada".

A equipe sabia que o plano tinha que ser inovador e que não poderia repetir os erros dos planos anteriores, como congelamento de preços e " tablita" de desconto para recebíveis. O Plano ; cujo período de transição teve início em 1 de Março; apresentou uma ideia genial, a URV (Unidade de Referência de Valor).

A URV se tornou a unidade de conta de todas as transações da economia. O valor da URV era expresso na moeda corrente da época; o Cruzeiro; e reajustado diariamente , refletindo a expectativa da inflação. Com os preços da economia em URV, ninguém perdia, todos os agentes econômicos estavam protegidos da desvalorização da moeda.

Após 4 meses do período de transição; em 1 de Julho de 1994; a nova moeda, o REAL; começou a circular e a " moeda podre"; o Cruzeiro; deixou de existir. Todos os preços de produtos e serviços foram convertidos de URV para REAL, na base de 1 para 1.

A nova moeda foi um sucesso, a inflação despencou. Como afirmou Fernando Henrique, a URV foi matando a inflação com o seu próprio veneno. A aprovação popular do REAL pela população foi tão grande que Fernando Henrique, considerado o "Pai do Real", foi candidato à Presidência naquele ano e ganhou a eleição no primeiro turno.

O Plano Real permitiu a previsibilidade econômica para as empresas e para as pessoas e e' considerado o mais importante acontecimento da história econômica do Brasil nos últimos 30 anos.

Seus efeitos perduram até os dias atuais.

Comentários

Comentários