PREVISÃO

IPMet prevê queda na temperatura e chuvas para Bauru

Precipitações leves estão previstas entre domingo e segunda também para a região

Por Bruno Freitas | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Bruno Freitas

Nuvem carregada nesta quinta na Zona Norte não confirmou chuva
Nuvem carregada nesta quinta na Zona Norte não confirmou chuva

Há 31 dias sem chuvas em Bauru e com o nível da lagoa de captação de água do Rio Batalha cada vez mais baixo, os radares do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) indicam esperança no horizonte: detectaram uma frente fria se aproximando da região, que pode registrar chuva entre o final da noite deste domingo (30) e na segunda-feira (1).

Mas ainda que a possibilidade se concretize, a precipitação não deve ser tão volumosa quanto o abastecimento da cidade necessita. No entanto, o consumo dos 100 mil habitantes da cidade que dependem do abastecimento do Batalha pode cair porque a temperatura também estará em declínio, segundo o IPMet.

De acordo com o órgão, a passagem de uma frente fria pelo Litoral paulista aumenta a nebulosidade, principalmente no setor Sul e Leste do estado, onde estão previstas chuvas isoladas. Na retaguarda, virá um sistema de alta pressão com massa de ar frio associada, partir da noite de domingo.

Já na segunda-feira, acrescenta o IPMet, a frente fria se afasta do estado de São Paulo, mas áreas de instabilidade se formam em algumas cidades, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas isoladas.

TEMPERATURAS

De acordo com dados levantados via parceria entre o IPMet e o Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais (Master) da USP, neste sábado, os termômetros devem oscilar entre 16 e 31 graus; no domingo, entre 16 graus e 24. Mais amena, a temperatura é semelhante na segunda-feira, quando está prevista mínima de 13 graus e máxima de 25.

ABASTECIMENTO

A expectativa é que a redução na temperatura máxima de aproximadamente 6 graus dê alento à lagoa de captação do Rio Batalha, que segue registrando quedas diárias. Nesta sexta-feira (28), o ponteiro marcava 2,10 metros pela manhã, quando o ideal é de 3,20 metros para atender a demanda. Por enquanto, o DAE destaca que não haverá diminuição da vazão de água no Batalha.

Formação de nuvens, vista do Núcleo Geisel (foto: Juliana Rehder)
Formação de nuvens, vista do Núcleo Geisel (foto: Juliana Rehder)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.