OPINIÃO

Entrelinhas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens

Rebateu

Ex-prefeito de Bauru, o atual presidente do Ibama Rodrigo Agostinho (PSB) rebateu à coluna um vídeo que circulou nas redes sociais em que uma indígena acusou brigadistas do instituto de tentar atear fogo em sua aldeia e na Floresta Amazônica. Segundo Rodrigo, "os brigadistas dessa região estavam fazendo um aceiro utilizando fogo e a indígena achou que estavam incendiando a aldeia. Nesse local os brigadistas de combate à incêndios contratados pelo Ibama são todos indígenas", explicou a Entrelinhas.

O termo

"Aceiro" é uma espécie de corredor aberto num terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios. "O fogo é utilizado de forma controlada numa faixa pequena para ser barreira ao incêndio. Prática bem comum e que tinha sido autorizada pela Funai e pelo Ibama", completou.

Previdência

Cinco servidores da Prefeitura de Bauru ajuizaram uma ação na Justiça cobrando ressarcimento de valores que, segundo eles, foram indevidamente descontados de seus salários a título de verba previdenciária. Eles exerceram funções comissionadas e argumentam que a gratificação recebida pela função ocupada não é mais incorporável - e ainda assim tiveram descontos.

Recurso 1

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deve julgar nas próximas semanas um recurso da Câmara de Bauru contra a decisão que derrubou a declaração regimental "invocando a proteção de Deus" do início das sessões sob o argumento de que a medida seria ilegal, dado o princípio do Estado laico.

Recurso 2

A Câmara argumenta que há contradição no acórdão porque o relator da ação não via inconstitucionalidade no tema - mas julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) procedente porque a jurisprudência do TJ é pacífica neste caso.

Anulou

A Secretaria de Educação anulou um processo licitatório para a compra de armários e estantes. O motivo: o número do pregão eletrônico estava errado.

Festividade

Projeto da vereadora Estela Almagro (PT) pretende criar no calendário oficial de Bauru a Semana Municipal do Samba, iniciativa que seria realizada toda 1ª semana de dezembro.

Boca de lobo

O vereador Marcelo Afonso (PSD) encaminhou ofício à prefeitura defendendo a contratação de um caminhão com hidrojateamento para desentupir bocas de lobo e bueiros.

Comentários

Comentários