ATENÇÃO ESPECIAL

Dia dos Namorados: Ipem faz alerta sobre etiquetas e selos

Itens do vestuário feminino e masculino, bichos de pelúcia e eletrodomésticos merecem atenção especial do consumidor

11/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Getty Images/iStockphoto

Bichos de pelúcia estão entre itens alertados pelo Instituto
Bichos de pelúcia estão entre itens alertados pelo Instituto

Na semana do Dia dos Namorados, época em que a venda de determinados produtos aumenta, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do governo do Estado, faz um alerta sobre os cuidados necessários no momento de adquirir estes itens. Segundo o órgão, alergias são apenas alguns dos problemas ocasionados por produtos têxteis, inclusive peças íntimas, inadequados.

Em qualquer tipo de produto, as informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Devem trazer informações em português sobre o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem. Além disso, também é necessário identificar a composição têxtil, o tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação.

Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles. A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação do produto.

Se a escolha for por bichos de pelúcia, o recomendado é não adquirir produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas, porque podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado, além de conter bordas cortantes. A orientação é comprar somente brinquedos com selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados.

ELETRODOMÉSTICOS

O selo também precisa estar em cerca de 190 tipos de eletrodomésticos, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras e fornos elétricos.

"Atenção ao verificar se há a etiqueta de eficiência energética. Alguns produtos, como geladeiras e televisores, além de terem a segurança avaliada, também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Prefira sempre os produtos com classificação A. Eletrodoméstico novo e conta de luz mais barata são quase dois presentes", destaca o Ipem-SP, em nota.

A autarquia acrescenta ser importante, ainda, observar se o produto possui o Selo Ruído, que informa a potência sonora em decibéis e classifica os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deve estar colado na embalagem.

Alerta, também, sobre a necessidade de ser atento às compras feitas pela internet, visto que os sites não são obrigados a mostrar selos e etiquetas, embora as informações contidas neles devam ser apresentadas de forma clara no momento da compra. "Confirme, sempre que possível, os prazos de entrega, pois, em função da pandemia, eles têm sofrido alteração e alguns sites ainda não atualizaram essas informações", completa o Ipem-SP.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.