ESPETÁCULO

Esquadrilha da Fumaça se prepara para apresentação no Arraiá

Pilotos chegaram ao aeródromo municipal neste domingo (9)

Por André Fleury Moraes | 09/06/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Matheus Santos/AstroPontes

Pilotos com o senador Marcos Pontes (ao centro, de azul)
Pilotos com o senador Marcos Pontes (ao centro, de azul)

Comandados pelo tenente-coronel Juliano Nunes, os pilotos que vão fazer do céu um verdadeiro espetáculo na tarde deste domingo (9) com a Esquadrilha da Fumaça já chegaram ao aeródromo municipal, palco da nona edição do Arraiá Aéreo, idealização da Fundação AstroPontes, do senador Marcos Pontes (PL).

A Esquadrilha está prevista para as 14h. Em entrevista ao JC, Juliano conta que começou a voar em 2002. Participou por cinco anos enquanto piloto da Fumaça antes de se tornar comandante do grupo - há restritos requisitos para se tornar dirigente da associação, função que ocupa desde o ano passado.

"Há marcas mínimas de voo para ingressar na Esquadrilha. Depois, o candidato [à vaga] é submetido a um conselho, que decide se aprova ou não o piloto", explica.

As manobras radicais não costumam levar temor aos pilotos. "Tudo é muito planejado. Se algo não sai como esperado, o que raramente acontece, há alternativas. Isso é resultado de muito treinamento. Com parâmetros, análise de altitude, ventos e etc.", explica.

E todo piloto tem sua manobra favorita. A do tenente-coronel, por exemplo, é voar de cabeça para baixo. "Todos os controles ficam invertidos, o que exige muito preparo", explica.

Já a do capitão aviador André Bezerra, que também se apresenta neste domingo, é a realização de um coração com a fumaça que sai da aeronave. "As demais manobras são agressivas. E o coração mostra que somos pessoas iguais às demais", conta.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.