EM BOTUCATU

Prova de Orientação é confirmada nos Jogos Regionais

Jogos iniciam no dia 9 de julho, em Botucatu

08/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reprodução/Decathlon

A Orientação é uma modalidade em que o competidor se desloca em meio à natureza buscando marcações, com auxílio de um mapa e uma bússola
A Orientação é uma modalidade em que o competidor se desloca em meio à natureza buscando marcações, com auxílio de um mapa e uma bússola

No próximo dia 9 de julho, a cidade de Botucatu sediará a primeira prova de Orientação dos Jogos Regionais — evento multiesportivo organizado pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo.

Ao todo, 10 delegações de diferentes municípios farão parte das disputas individuais — em um trajeto de 3.7 km na categoria feminina e 4.5 km na categorias masculina, além da disputa por equipes, quando quatro atletas (dois homens e duas mulheres) deverão completar um trajeto de 11,6 km. Para cada percurso, estima-se que os atletas finalizem o trajeto individual em 35 minutos e o de revezamento em uma hora.

De acordo com Secretário de Esportes de Botucatu, Geraldo Pupo da Silveira, o número de delegações inscritas para esta edição dos Jogos Regionais foi uma grande surpresa. "Quando fui contatado pela Federação de Orientação de São Paulo (FOSP) solicitando a inserção da Orientação ao evento, ainda não tinha muito conhecimento sobre a modalidade e fiquei em dúvida se conseguiríamos inscrições suficientes na nossa região. No entanto, fui surpreendido com a notícia de que nove municípios já confirmaram a vinda de seus atletas para as competições", afirma o secretário.

Ainda de acordo com Silveira, a Orientação foi admitida para esta edição na condição de modalidade extra e que, por isso, não somará pontos ao ranking geral das cidades.

Para o presidente da FOSP, Marcelo Sassá, a confirmação da Orientação no calendário esportivo desta edição representa um grande avanço na promoção do esporte no Estado. "Mesmo sendo uma modalidade pouco conhecida, a Orientação é uma categoria esportiva centenária e reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Graças à mobilização dos orientistas da nossa região, conseguimos apresentar todas as condições técnicas para participar deste grandioso evento e, dessa forma, dar um grande passo para a sua divulgação em São Paulo. Além disso, daremos todo o suporte técnico e financeiro ao evento com o intuito de apoiar da melhor maneira a performance dos nossos atletas", afirma Sassá.

JOGOS REGIONAIS

Os Jogos Regionais ocorrem anualmente no mês de julho em todas as oito regiões esportivas do Estado de São Paulo. Botucatu faz parte da 3.ª Região Esportiva e em 2024 sediará a 66.ª edição dos Jogos Regionais. Ao todo 71 cidades da região terão suas delegações na disputa de 25 modalidades, dentre elas a Orientação.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.