CELEBRAÇÃO

Hospital Beneficência Portuguesa completa 96 anos nesta segunda

Para comemorar a data, a diretoria da instituição e a Associação Beneficente Portuguesa de Bauru promoverão uma solenidade

09/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Com quase um século de história, a instituição continua a ser um ponto de referência em cuidados de saúde, combinando tradição com tecnologia de ponta
Com quase um século de história, a instituição continua a ser um ponto de referência em cuidados de saúde, combinando tradição com tecnologia de ponta

O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru completa 96 anos de existência neste dia 10 de junho. Para comemorar a data, a diretoria da instituição, juntamente com a Associação Beneficente Portuguesa de Bauru, vai realizar uma solenidade no Salão Nobre nesta segunda-feira. “São quase 100 anos a serviço da população. É um orgulho e uma emoção comemorar essa data especial”, explica Ana Christina Ferreira, presidente da diretoria executiva da Associação.

Com quase um século de história, a instituição continua a ser um ponto de referência em cuidados de saúde, combinando tradição com tecnologia de ponta para oferecer excelência no atendimento.

O diretor técnico do hospital, Alberto Sérgio Braud Sanches, destaca o compromisso contínuo da instituição em fornecer um atendimento acolhedor, humanizado e de qualidade ao longo dos anos. “Este é um dia de significado especial para todos nós, que estamos dedicados a aprimorar continuamente o Hospital Beneficência Portuguesa em prol de nossos pacientes, colaboradores e profissionais de saúde. Estamos comprometidos com investimentos e oportunidades de crescimento, priorizando treinamento e humanização. Sentimos um profundo orgulho pelo papel que o hospital desempenha atualmente em Bauru e na região”, frisou.

Desde dezembro de 2019, a gestão da Beneficência está a cargo da empresa Compliance, que tem investido significativamente na melhoria das instalações e na ampliação dos serviços. A compra de equipamentos modernos, reformas, revitalização de setores são algumas das ações realizadas.

Ana Christina destaca a contribuição fundamental da Compliance para a evolução da instituição nos últimos anos. “Nosso hospital tem uma longa trajetória de prestação de serviços essenciais à comunidade. Nos últimos anos, recebemos um suporte importante com a chegada da Compliance, cujo desempenho na gestão do hospital tem sido excepcional, com novos investimentos em tecnologia e modernização”, destacou.

Com 96 leitos e aproximadamente 720 funcionários, o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru continua a ser uma das principais referências em saúde na região. Seus serviços abrangem diversas áreas da medicina, incluindo consultórios, centro cirúrgico, UTI, pronto-atendimento, hemodinâmica e laboratório de análises clínicas.Para celebrar este marco significativo, a Associação Beneficente Portuguesa de Bauru realizará uma solenidade no Salão Nobre da instituição nesta segunda-feira, dia 10, às 19h, com a presença de importantes membros da comunidade portuguesa e da diretoria do hospital.

CONHEÇA A HISTÓRIA

O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru começou a ser planejado no início do século XX, com a instituição da Sociedade Beneficente Portuguesa. A época era difícil para a saúde pública, com epidemia de malária em Bauru.

Em 1914 foi fundada a primeira Sociedade Beneficente Portuguesa de Bauru, que funcionava em uma pequena casa à Rua Virgílio Malta. Após comprar um terreno na região dos Altos da Cidade, o grupo deu início ao projeto do tão sonhado hospital. A pedra fundamental da obra foi lançada em 12 de outubro de 1925 e, quase três anos depois, no dia 10 de junho de 1928, o empreendimento foi inaugurado com o nome de Hospital São José da Beneficência Portuguesa.

Neste dia também é comemorado o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, além de ser aniversário de morte do escritor Luís Vaz de Camões, considerado o principal nome da literatura em língua portuguesa na história. Autor do poema épico “Os Lusíadas”, contando a saga de Portugal nas grandes navegações nos séculos 15 e 16, Camões morreu em 10 de junho de 1580.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.