POLÍTICA

Pejotização é uma realidade, afirma Márcio França em Bauru

Ministro do governo Lula esteve em evento com clima de campanha organizado pela presidente do PSB de Bauru, Rosana Polatto

Por André Fleury Moraes | 31/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

André Fleury Moraes

Márcio França em evento do PSB realizado na Câmara
Márcio França em evento do PSB realizado na Câmara

Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) afirmou que a pejotização - regime de trabalho alternativo à CLT - veio para ficar e precisa ser regulado. "É uma nova forma de trabalhismo", diz.

A declaração foi proferida em evento organizado pela presidente do PSB de Bauru, Rosana Polatto, na sede da Câmara Municipal, no último sábado (25). A iniciativa foi também um encontro regional da legenda e contou com a presença de autoridades de várias cidades da região.

"É algo meio inexorável, como se fosse internet. Quando eu era prefeito começou a surgir a Uber. Os taxistas me pediram para barrar. Disse que não tinha o que fazer, é inevitável", argumentou. "Precisamos criar mecanismos de incentivo", complementou.

O problema, segundo França, está na informalidade. "Grande parte dos trabalhadores que usam Microempresa Individual (MEI) são informais. É o entregador de pizza, por exemplo", sustenta. Daí, segundo o ministro, a importância de programas de financiamento ou renegociação de dívidas. "Criamos agora o Desenrola PJ", menciona.

Fora isso, complementa Márcio França, há ainda a expectativa de lançamento, em julho, de um programa de empréstimos aos microempreendedores. "Vamos financiar um terço do que todo mundo faturou no ano passado. Posso emprestar até R$ 120 mil para quem faturou R$ 360 mil, por exemplo", sustenta. Às mulheres, enquanto isso, o valor é ainda maior. "Haverá possibilidade de financiar metade do faturamento".

O evento deste sábado foi na verdade um prelúdio do posicionamento do PSB nas eleições de Bauru em 2024. Vários partidos acompanharam o encontro, entre os quais o União Brasil de Chiara Ranieri, hoje vereadora e cotada para ser candidata a prefeita em outubro.

Os ex-prefeitos Tidei de Lima, Clodoaldo Gazzetta e Rodrigo Agostinho também compareceram. Rodrigo já antecipou que não pretende ser candidato e deve continuar presidindo o Ibama, em Brasília, mas deixou recados. "Estaremos juntos, podem ter certeza", observou.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.