OPINIÃO

Pelé continua esquecido por Bauru. Até quando?

Por Cesar Savi | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é colaborador de Opinião

A cidade de São Vicente homenageou Pelé cm um estátua onde ele está socando o ar, sua comemoração típica após marcar um gol. No piso, registro de seus dados e fatos históricos. Recentemente, Santo André também homenageou o Rei do Futebol com uma estátua com ele com o pé direito sobre a bola, mãos na cintura e camisa do Santos. O motivo foi para comemorar o primeiro gol dele, aos 15 anos, como jogador profissional. O Santos venceu o Corinthians local por 7 a 1. A obra dos artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib foi feita com resina e pó de mármore e foi doada por uma empresa da cidade. É um exemplo.

Pesa 170 quilos, tem 2m73 de altura, incluindo a base. Existem outras homenagens ao Atleta do Século, menos em Bauru, onde ele continua plenamente esquecido. Pelé passou sua infância e juventude em nossa cidade.

Foi levado para o Santos por Waldemar de Brito, outro esquecido por Bauru, onde despontou para o futebol nacional e mundial. O Brasil e o mundo reconhecem Pelé, menos o local onde ele começou a brilhante carreira.

Como diz o historiador e amigo Luciano Dias Pires: "O corpo de uma cidade é o seu povo e a alma a sua história. Esta, se não for preservada, respeitada e divulgada, povo e cidade perdem a identidade."

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.