RECURSOS HUMANOS

Docente da FOB-USP é eleita diretora da América Latina de Associação internacional


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres
Professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres

A professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres, coordenadora do Centro Avançado Translacional do Obeso (Cato), da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), foi eleita para o primeiro cargo de diretora da América Latina no Grupo de Pesquisa Comportamental, Epidemiológica e de Serviços de Saúde (BEHSR), da Associação Internacional de Pesquisa Dentária, Oral e Craniofacial (AIPDOC).

Entre as atribuições da nova função, estão a promoção e o incentivo à pesquisa nas ciências comportamentais e sociais e nos serviços de saúde bucal. Articular atividades científicas, incluindo investigação sobre profissões e educação pública, epidemiologia das doenças orais e sua prevenção, estudos comportamentais da dor e ansiedade, utilização de serviços dentários, análise de decisão clínica, avaliação de tratamentos alternativos, sistemas de administração e seus efeitos na saúde bucal, bem como outros assuntos.

A nova diretora lembra: "Anteriormente, somente membros dos Estados Unidos ocupavam esses cargos de destaque". Ao comentar sua eleição, ela conta que a USP mais uma vez demonstrou sua pujança diante das demais instituições tendo uma docente sido reconhecida como representante da América Latina na área da Saúde Coletiva. "Pretendo desenvolver atividades em toda América Latina, fazendo parcerias em investigações que possam contribuir com o mundo cientifico".

A professora Sílvia, em sua linha de pesquisa na FOB, investiga a relação entre obesidade e suas comorbidades e a saúde bucal, em gestantes, crianças, adolescentes, adultos e bariátricos. A docente é líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, Transtornos Alimentares e Obesidade (Adulto/ Infantil/Bariátrica), desde 2009.

Ela foi eleita pelos pares, no dia 7/3, assumindo no dia 16 de março de 2024. O mandato prossegue até 2026. Para o grupo BEHSR/ IADR, esse cargo vem coroar sua dedicação, empenho e visão inovadora, para contribuir com o destaque na Odontologia da Universidade de São Paulo. A diretoria tem como área de abrangência todo o continente Latino-americano.

Comentários

Comentários