BAURU

Edgar, o pato fujão do Vitória Régia, é encontrado após percorrer 1,5 quilômetro

Ele foi resgatado por moradores no Higienópolis; voluntários voltam a cobrar monitoramento no parque

Por Bruno Freitas | 20/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Bruno Freitas

Adriana dos Santos e Natália Custódio ajudaram na captura
Adriana dos Santos e Natália Custódio ajudaram na captura

Onde esteve o pato Edgar? Como sobreviveu circulando por diversas ruas, muitas delas com trânsito intenso de carros, ônibus e motos? Estas são algumas das perguntas sem resposta relativas ao sumiço da ave, que deixou de ser vista no Parque Vitória Régia, onde vive, desde a tarde desta segunda-feira (19).

Edgar, como foi batizado pelos voluntários do Projeto Abrace o Parque, foi resgatado na manhã desta terça-feira (20), na quadra 8 da rua Hermínio Pinto, no Higienópolis, a 1,5 quilômetro do espaço público considerado cartão postal da cidade.

Para capturá-lo com segurança, foi necessária a contribuição de moradores e funcionários de uma empresa situada nas imediações. Não foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

Segundo uma das voluntárias do projeto, Ana Cláudia Sotto, ela e Adilson Motta, idealizador da iniciativa, estavam à procura do pato e contavam com o apoio da população. A expectativa era que os avisassem, caso o vissem perambulando pela cidade. E foi o que aconteceu. Adilson acredita que algum cachorro o tenha perseguido até que ele não conseguisse mais retornar sozinho para o Parque Vitória Régia.

Com cuidado e paciência, as munícipes Adriana dos Santos e Natália Custódio também ajudaram a pegá-lo no Higienópolis. Ele estava estressado e arisco. Depois, Edgar foi colocado no carro de Ana Cláudia Sotto e devolvido ao seu habitat. No Vitória Régia, vivem outros 14 patos.

Ele é o mais velho, explica Ana Cláudia Sotto, embora não saiba precisar sua idade. “Estou muito feliz que ele voltou para casa. Está cansado, com sede e com fome. Vamos cuidar dele. Mais uma vez eu gostaria de solicitar ao Poder Público para nos ajudar a cuidar do Parque Vitória Régia. Já pedimos e reforçamos, precisamos de câmeras de monitoramento aqui”, comenta a voluntária. Recentemente, uma pata foi furtada do local.

Adriana dos Santos e Natália Custódio cercando o Edgar (foto: Bruno Freitas)
Adriana dos Santos e Natália Custódio cercando o Edgar (foto: Bruno Freitas)
Ele já foi devolvido ao Vitória Régia (foto: Bruno Freitas)
Ele já foi devolvido ao Vitória Régia (foto: Bruno Freitas)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tati
    21/02/2024
    Que bom!!!! Que amorrrr!!!
  • luis roberto romero
    20/02/2024
    E a Vivi, apareceu???
  • Tati
    20/02/2024
    Que bom que o encontraram são e salvo!