BAURU

DAE tem dificuldade para fazer leitura de água em mais de 3,3 mil residências

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Hidrômetro dentro de casa sem quintal, no Centro de Bauru
Hidrômetro dentro de casa sem quintal, no Centro de Bauru

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru enfrenta dificuldade para fazer a leitura do consumo de água em 3.391 residências de Bauru. Nestes endereços, o hidrômetro, muitos deles com mais de 40 anos, não tem visibilidade para a calçada, impedindo o trabalho dos servidores da autarquia, situação que também impacta no Plano de Combate a Perdas e Prejuízos da autarquia.

Pendentes de regularização, nestas casas, o equipamento fica no espaço interno. O departamento destaca, inclusive, já ter encontrado hidrômetros dentro de quartos.

Diante da inconformidade, o DAE tem notificado proprietários para que implementem mudanças que facilitem o acesso ao hidrômetro. Por outro lado, a reportagem foi procurada por munícipes preocupados porque não dispõem de recursos financeiros, alguns nem espaço físico, para as adequações.

Uma destas proprietárias, que pediu para ter a identidade preservada, reside no Centro, em uma região onde as casas foram construídas entre o final da década de 70 e início de 80. “Eu e meu irmão trabalhamos em horário comercial e sempre pagamos a conta de água pela média. Não tem como tirar o hidrômetro aqui de dentro da casa (corredor) e passá-lo para a calçada. Eu sei que o DAE não pode cortar a nossa água. Acho que a solução seria fazer a medição aqui em casa após as 18h”, sugere a moradora.

O munícipe que receber a notificação pode entrar em contato com a autarquia por meio do telefone (14) 3235-6123, via Seção de Fiscalização, e agendar uma visita do fiscal. Este profissional vai orientá-lo com a intenção de que uma solução seja encontrada contemplando os dois lados.

AUTOLEITURA

Com o objetivo de facilitar para o munícipe e também diminuir os prejuízos de água em Bauru, o DAE disponibiliza ainda a autoleitura pelo WhatsApp. O consumidor deve enviar para o número (14) 32356159 a foto da conta a atualizar, a imagem da leitura com a informação da data que foi tirada e a do documento pessoal.

Comentários

4 Comentários

  • Luiz C. Pereira 16/02/2024
    Segundo reportagens o DAE está trocando todos o hidrômetros da cidade por hidrômetros novos e mais confiáveis. Resta saber se estes novos deixarão de registrar a passagem de ar como se fosse água.
  • José Marcelo Ravanhan 16/02/2024
    ERRO GROTESCO DE ENGENHARIA DE VÁRIOS EMPREENDIMENTOS NA CIDADE QUE AO FAZER O \"LOTE/CASA\"; NÃO ESTABELECE COMO NORMAS PARA HIDRÔMETRO JÁ COLOCADO DE MANEIRA CORRETA NA DIVISA DO MURO COM O CALÇAMENTO. ISTO VALE ATE MESMO PARA A CPFL QUE NÃO ATENTA PARA QUE OS MESMOS EMPREENDIMENTOS COLOQUEM O POSTE PADRÃO COM O LEITORDE ENERGIA PARA A RUA. DEPOIS,CULPAM OS MORADORES PELA,FALTA DE INICIATIVA.
  • Charles Jacques 16/02/2024
    Mudando o foco da péssima gestão em relação a falta de água. Pra notificar são bem eficazes porém pra cumprir a promessa de campanha e equacionar de vez essa pouca vergonha interminável são completamente incapazes
  • Tati 16/02/2024
    É só exigir que estas pessoas façam a própria leitura e passem pro DAE, se não passarem, desligam a água.