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É Carnaval! Corpo hidratado e energia renovada

É preciso comer e tomar muito líquido nos dias de folia

11/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Agência O Globo

É preciso comer e tomar muito líquido nos dias de folia
É preciso comer e tomar muito líquido nos dias de folia

Para além das fantasias, purpurinas e paetês, é preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá nesse período de Carnaval. A desidratação é o principal problema de saúde que aparece durante a folia e pode ser causada pelo calor excessivo, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas e energéticos.

Temos a falsa sensação de estarmos hidratados ao ingerirmos uma bebida alcoólica gelada, principalmente chope e cerveja, por exemplo, e o médico Ullyanov Toscano explica o motivo disso acontecer.

"A cerveja contém água em sua composição, o que pode ajudar a hidratar o corpo em certa medida. No entanto, é importante notar que a quantidade de água é relativamente baixa em comparação com outras bebidas não alcoólicas. Além disso, essa sensação pode ser atribuída ao efeito de resfriamento da bebida. Ela pode proporcionar uma sensação refrescante e aliviar a sede temporariamente. No entanto, não significa que você realmente esteja hidratando o corpo de forma eficaz ", explica o médico-cirurgião de cabeça e pescoço da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A desidratação, esclarece o especialista, é uma condição em que o corpo perde mais líquidos do que ingere, levando a um desequilíbrio nos níveis de água no organismo.

Isso pode causar uma série de problemas de saúde, especialmente em condições de calor intenso, levando a episódios, como insolação, causada pela exposição prolongada ao sol; golpes de calor, uma emergência médica que ocorre quando o corpo não consegue mais regular sua temperatura interna devido à exposição prolongada ao calor, o que pode levar a danos nos órgãos e até mesmo à morte; problemas renais, com o aumenta do risco de desenvolver pedras nos rins e infecções do trato urinário; e fraqueza e fadiga. É essencial beber líquidos regularmente, especialmente água, durante o verão.

"Esteja atento aos sinais que o corpo dá de que algo não vai bem, como sede intensa, boca seca, pouca urina e de coloração escura. Se você suspeitar que está desidratado, ingira bastante líquido e se os sintomas persistirem, procure atendimento médico", alerta o médico.

PRECAUÇÕES

* Beba água regularmente, é indicado, pelo menos, oito copos por dia, ou mais, se estiver suando muito;
* Evite bebidas alcoólicas em excesso, elas podem levar à desidratação;
* Consuma alimentos ricos em água. Frutas e vegetais com alto teor de água, como melancia, pepino e melão, podem ajudar a manter a hidratação. Os inclua na sua rotina diária;
* Evite bebidas açucaradas. Refrigerantes e sucos industrializados podem ser desidratantes. Opte por água, chás gelados sem açúcar ou sucos naturais;
* Use roupas leves e respiráveis. Escolha tecidos de algodão e linho, que ajudam a regular a temperatura corporal e evitar o excesso de transpiração;
* Evite se expor ao sol durante os horários de pico. Procure os blocos que desfilam em horários mais frescos, como de manhã cedo ou no final da tarde, para evitar a exposição excessiva ao mesmo;
* Use protetor solar. Ele ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol e a evitar a desidratação;
* Escolha locais frescos. Procure ficar em ambientes ventilados durante os períodos mais quentes do dia;
* Quantidade de líquido ideal: cada pessoa tem suas necessidades individuais, portanto, ajuste a quantidade de líquidos que você consome de acordo com seu organismo e condições específicas.

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