BEM-ESTAR & CIA.

Atitude: Para fortalecer as conexões

Especialistas dão dicas de como reforçar relações amorosas e familiares

11/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O uso do celular em certos casos pode prejudicar a relação
O uso do celular em certos casos pode prejudicar a relação

Conselhos às vezes podem levar a grandes mudanças. Psicoterapeutas, conselheiros de casais, terapeutas sexuais e pesquisadores ouvidos pelo jornal "The New York Times" compartilharam suas táticas para fortalecer conexões. Veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar seus laços com amigos, familiares e parceiros românticos neste 2024.

Dê permissão às pessoas para mudar

Faça perguntas sobre quem seu familiar se tornou. Whitney Goodman, terapeuta matrimonial e familiar americano, recomenda questionamentos como "O que você está fazendo agora?" ou "O que está acontecendo na sua vida que eu não sei?"

Atenda o telefone

"Quando alguém ligar para você, atenda o telefone", diz Vivek H. Murthy, autoridade máxima em saúde pública dos EUA. "Mesmo que seja apenas para dizer "oi" e encontrar outro horário para uma conversa mais longa.

Uso excessivo do celular

Olhar para o telefone quando alguém está falando com você pode causar sentimento de mágoa. Pesquisas recentes sugerem que a prática pode ser prejudicial para parcerias românticas. Os especialistas dizem que ajustes como limitar alertas digitais e estabelecer regras claras com seu parceiro sobre o uso do celular, podem ajudar.

Diferentes tipos de desejo

Existem dois tipos de desejo: espontâneo (querer sexo do nada) e responsivo (resposta a estímulos). Embora muitos acreditem que o espontâneo é melhor, o responsivo também é válido, dizem os especialistas.

Controle dos familiares

"Você não pode mudar os membros de sua família", afirma Nedra Glover Tawwab, autora de "Livre de drama: um guia para gerenciar relacionamentos familiares não saudáveis". Pergunte a você se essa pessoa não mudou nada em si mesma, o que eu poderia fazer para tornar o relacionamento diferente?

Evite generalizações

Frases como "você sempre" ou "você nunca" são exageros e deixam os outros na defensiva. "Faça esforço para focar apenas no problema em questão", diz o terapeuta Kier Gaines.

O poder de um elogio

"Ao elogiar um amigo ou familiar não diga apenas o que você gosta nele, mas também como essa pessoa faz você se sentir", diz a psicóloga Erica Boothby.

A introversão atrapalha?

"Os introvertidos são confundidos com antissociais. Na verdade, são sociais, mas diferentes", diz Susan Cain, autora de "Silêncio: o poder dos introvertidos". "Portanto, introvertidos, procurem pessoas confortáveis em lugares confortáveis e abrace o poder de fazer os planos".

Se alguém estiver chateado, pergunte sobre isso

A pergunta oferece uma sensação de conforto e controle. Isso ocorre porque emoções diferentes precisam de respostas diferentes. "É como perguntar: 'Como posso atender às suas necessidades?'" explica a psicoterpeuta Elizabeth Easton.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.