EM BAURU

Estiagem prolongada e alta demanda derrubam nível da lagoa de captação do Rio do Batalha

O DAE conta com a colaboração da população para que todos façam o uso consciente da água e economizem, priorizando seu uso para alimentação e higiene pessoal

11/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Bruno Freitas

Nível ideal da lagoa de captação do Rio Batalha é de 3,2 metros
Nível ideal da lagoa de captação do Rio Batalha é de 3,2 metros

Em decorrência do período prolongado de estiagem, a lagoa de captação do Rio Batalha atingiu o nível de 2,17 metros na tarde da última sexta-feira (9), aproximadamente 1 metro abaixo do nível recomendado (3,2 metros) para garantir o pleno abastecimento da população em períodos de excessiva demanda por água. O manancial garante água para 23% dos moradores da cidade, cerca de 100 mil pessoas.

Na Estação de Tratamento de Água (Eta), o volume de água tratada e distribuída está em torno de 390 litros por segundo (l/s), enquanto os poços produzem com capacidade total. Especialistas da Divisão de Produção e Reservação do DAE seguem monitorando os níveis dos reservatórios em tempo real, realizando manobras de registros para garantir a equidade no abastecimento da população.

Diante da baixa probabilidade de chuva e do aumento considerável no consumo de água durante o Carnaval, o DAE conta com a colaboração da população para que todos façam o uso consciente da água e economizem, priorizando seu uso para alimentação e higiene pessoal. Com atitudes simples, é possível fazer todas as tarefas do dia a dia de forma consciente e economizando água.

A autarquia orienta o munícipe a optar pelo balde ao lavar o carro, o que pode trazer economia de até 500 litros de água. Ao limpar a calçada sem utilizar mangueira, o morador economiza até 250 litros de água. Já o hábito de tomar banho, fechando a torneira enquanto se ensaboa, deixa de gastar até 150 litros. Quem fecha a torneira enquanto ensaboa a louça tem até 100 litros de água a menos pelos ralos.

"Somente com essas atitudes, a economia pode chegar até 1000 litros. O suficiente para abastecer cinco pessoas por um dia", informa a assessoria de imprensa do DAE. De acordo com o órgão, consumidores que enfrentam falta de água podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Público do DAE por meio do número 0800 77 10 195, disponível 24h todos os dias e feriados, para chamadas de telefone fixo e celular.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Samuel
    12/02/2024
    Poderiam fazer um poço artesiano e usar o poço quando o nível da lagoa estiver baixo.