SEGURANÇA

Na volta às aulas, é preciso checar se materiais contam com selo do Inmetro


| Tempo de leitura: 1 min
Materiais com selo passaram por testes de qualidade, que atestam segurança
Materiais com selo passaram por testes de qualidade, que atestam segurança

O mês de janeiro é o período em que os brasileiros enfrentam diversos compromissos financeiros, tais como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além da compra do material para o novo ano letivo. No que se refere aos artigos escolares, é fundamental considerar se os produtos possuem os selos de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Organismo de Certificação do Produto (OCP), alerta a Associação Brasileira da Avaliação da Conformidade (Abrac).

De acordo com a entidade, os artigos escolares devem submeter-se a testes de qualidade para serem considerados seguros e, assim, evitar riscos à saúde das crianças e adolescentes, seguindo os requisitos das certificações de avaliação da conformidade estabelecidos pela portaria número 423 do Inmetro, de 8 de outubro de 2021.

Cada material é submetido a testes específicos para ser classificado em uma determinada categoria. De acordo com as normas, os materiais escolares que devem passar por certificação incluem: apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); cola (líquida ou sólida); compasso; corretor (adesivo ou tinta); curva francesa; estojo; esquadro; giz de cera; lápis preto ou grafite; lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; massa plástica; normógrafo; régua; transferidor; merendeira ou lancheira; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; e tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Fundada em 2009, a Abrac reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro .

Comentários

Comentários