PROJETO DE LEI

Kassab recebe o bauruense Manoel Messias Mello, diretor internacional do Lions

O secretário de Governo do Estado de SP, Gilberto Kassab, recebeu Mello para tratar sobre um PL que estabelece a obrigatoriedade de implantação do Programa Lions Quest em escolas

03/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Kassab, Sandra e Messias Mello
Kassab, Sandra e Messias Mello

O diretor Internacional de Lions Clube Manoel Messias Mello e sua esposa, Sandra Mello, foram recebidos em dezembro pelo secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, para tratar sobre um projeto de Lei (PL) que está na Assembleia Legislativa de São Paulo, que estabelece a obrigatoriedade de implantação do Programa Lions Quest nas escolas estaduais. O PL já tramitou pelas comissões do Legislativo paulista, mas precisa de aprovação em plenário.

O Programa Lions Quest é gerenciado pela Fundação Internacional de Lions Clube (LCIF), que cobre os custos pela habilitação dos professores que irão conduzir a implantação nas escolas. Esse programa complementa de forma mais incisiva e didática o Programa Conviva, implantado nas escolas pelo Governo do Estado.

O Lions Quest é um Programa de Aprendizagem Social e Emocional (SEL) abrangente e universal, baseado em evidências. SEL é um processo através do qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente os conhecimentos, atitudes e competências necessárias para compreender e gerir emoções, definir e alcançar objetivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer relações positivas e tomar decisões responsáveis.

Além disso, o Programa do Lions-Quest oferece recursos de alta qualidade para as salas de aula e apoio aos professores e material didático para os alunos; oferece oportunidades aos estudantes para que aprendam habilidades de vida e trazem amizades construtivas; habilidade para trabalhar em grupo; comunicação; resolução de problemas e tomada de decisão; liderança e habilidade de motivar os outros com eficácia, forte ética de trabalho e perseverança; desenvolve o pensamento crítico e criativo; envolve a família e a comunidade no apoio ao desenvolvimento de jovens saudáveis, visto que somente a recuperação de conteúdos não supre as deficiências e desigualdades sociais, sendo primordial a formação emocional.

EM 50 PAÍSES

O Lions Quest está implementado em mais de 50 países e o material do currículo foi traduzido em 30 idiomas, analisado e adaptado para assegurar se está em conformidade com as normas, cultura e estrutura educacional local, principalmente com a BNCC, Estatuto da Criança e do Adolescente, onde os estudantes mostram um melhor comportamento em sala de aula, reduzindo as taxas de estresse e depressão, criando um ambiente positivo na escola.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.