BAURU

Onda de calor em Bauru deve continuar até final de semana

Índice de radiação solar está alto e população deve evitar exposição entre 10h e 16h, alerta IPMet

Por Bruno Freitas | 13/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Mateus Ferreira

Sol a pino nesta segunda-feira (13)
Sol a pino nesta segunda-feira (13)

O calorão em Bauru e cidades da região, com previsão de temperaturas máximas entre 38 e 40 graus, deve continuar nos próximos dias e seguir até o final de semana. Segundo dados do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), os níveis de radiação global do sol também estão altos. Chegaram, nesta manhã de segunda-feira (13), a 392 watts por metro quadrado. O número é considerado preocupante para a exposição sem proteção por parte da população, por conta da baixa nebulosidade, explica a meteorologista Zildene Pedrosa Emídio.

A temperatura máxima registrada neste domingo (12) em Bauru bateu novo recorde para o mês de novembro: 39,5 graus. A marca supera os 38 graus do sábado (11), que já era o valor mais alto para o mês desde 2001, segundo o IPMet. A mais alta deste ano, no entanto, em Bauru, foi registrada em setembro, quando atingiu 39,9 graus e pode ser superada nos próximos dias.

O instituto aponta que o tempo segue estável, sem chuvas, na maior parte do estado de São Paulo, devido à presença da massa de ar quente e seco que mantém o predomínio de sol, céu claro a poucas nuvens e sem chuva. Pelo menos, essa é a indicação da maioria dos modelos. No entanto, um deles prevê possibilidade, ainda que baixa, de chuvas isoladas e rápidas na região de Bauru na terça (14) e quarta-feira (15), acrescenta Zildene.

A meteorologista reitera que a população deve seguir as recomendações da Saúde e se proteger do sol. Na atual onda de calor, as organizações, entre elas a Mundial de Saúde (OMS), alertam para que as pessoas abusem da hidratação e do filtro solar e evitem exercícios físicos ou exposições desnecessárias ao sol entre 10h e 16h. Este é o período em que o calor está mais intenso e a radiação solar, mais forte.

LEIA TAMBÉM:

Defesa Civil disponibiliza ponto de hidratação na Praça Rui Barbosa a partir de segunda


Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.