OPINIÃO

Uma cidade para as crianças

O nosso projeto para a cidade foi inspirado nos estudos do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2000, James Heckman. Leia mais no artigo do prefeito Luiz Fernando Machado.

Por Luiz Fernando Machado | 24/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Divulgação

Um dos mais importantes veículos de comunicação do país trouxe recentemente reportagem especial sobre o programa Jundiaí, Cidade das Crianças. O jornal Valor Econômico destacou os avanços do nosso município nos cuidados à primeira infância, que também é referência para outros municípios brasileiros.

O nosso projeto para a cidade foi inspirado nos estudos do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2000, James Heckman. As suas pesquisas constataram que, para cada dólar investido na primeira infância, tem-se um ganho de US$ 7 em retornos para a sociedade. Além de melhorar a qualidade de vida, principalmente dos mais vulneráveis, estamos investindo para formar cidadãos mais produtivos e, com certeza, teremos ainda uma redução significativa de diagnósticos de doenças físicas e mentais.

A partir dos estudos do vencedor do Nobel, começamos a realizar o nosso planejamento e as ferramentas necessárias para alcançar os nossos objetivos. A tecnologia é um dos instrumentos fundamentais para a implantação de políticas públicas no município. Por isso, em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, criamos o “Alertas da Primeira Infância”, uma plataforma que permite acompanhar eventuais ausências das crianças nas creches ou em consulta médica e recebemos ainda informações das mães nas suas agendas de pré-natal na rede pública de saúde. Com essas informações, as nossas equipes multidisciplinares podem acompanhar a saúde do bebê antes mesmo do seu nascimento, oferecendo toda a estrutura necessária para uma gestação tranquila. A ferramenta também traz indicadores de outras áreas governamentais.

As prioridades de investimentos na primeira infância não demonstram que estamos desamparando os jundiaienses de outras fases etárias. Muito pelo contrário. Cuidar dos nossos meninos e meninas significa oferecer condições de vida digna com oferta de serviços de saneamento básico e saúde de qualidade, bem como oportunidade de trabalho dos pais dessas crianças. Isso traz benefícios para toda a família.

O projeto Escola Inovadora é outro pilar da nossa proposta para os jundiaienses, que foca no protagonismo dos estudantes, oferecendo uma jornada de aprendizado inovadora e estimulante. Na metodologia do Desemparedamento da Escola, os nossos estudantes vão além das salas de aula, explorando os espaços em potentes ambientes, capazes de oferecer aprendizagem contextualizada e significativa. Nesse panorama, um mundo de novas possibilidades surge para nossos alunos, estimulando sua criatividade e a curiosidade.

Um outro exemplo de como um olhar para a primeira infância oferece soluções para as outras fases da vida vem dos projetos na área de urbanismo. Precisamos pensar em uma cidade onde as crianças de 0 a 6 anos possam contar com espaços públicos que facilitem a sua circulação e que também sejam agradáveis. Fomos buscar junto à Rede Urban 95, instituição internacional que contribui para gestores municipais a planejarem intervenções urbanas sob a ótica de crianças, inspirações para Jundiaí. Afinamos o nosso olhar para as nossas creches, postos de saúde, parques e calçadas e estamos transformando esses ambientes mais agradáveis e receptivos para cidadãos de todas as idades. São transformações que facilitam o ir e vir das crianças, além de oferecer benefícios para nossos idosos e pessoas com deficiência, por exemplo.

E o mais importante de tudo isso é a participação direta do Comitê das Crianças nas decisões sobre o futuro da cidade. Ouvir os pequenos cidadãos jundiaienses tem sido uma experiência que nos traz muito orgulho. Nossas meninas e meninos têm mostrado que Jundiaí pode ser uma cidade cada dia melhor.


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.