SAÚDE

Acabou o verão e sua pele apresenta manchas? Saiba o que pode ser!

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 4 min
Freepik
Fique atenta às manchas da pele
Fique atenta às manchas da pele

Prezado leitor,
O verão é uma época do ano muito aguardada por muitas pessoas, principalmente por aqueles que desejam aproveitar os dias de sol, mar e piscina. Porém, a exposição ao sol em excesso sem os devidos cuidados pode trazer consequências indesejadas para a pele, como o aparecimento de manchas e sardas, que costumam afetar a autoestima.

Felizmente, existem diversos tratamentos que podem ajudar a clarear e reduzir essas manchas, devolvendo à pele um aspecto mais uniforme e saudável. Neste texto, iremos abordar os principais tratamentos para manchas de pele após o verão e como se cuidar mais. Acompanhe comigo!

Por que o excesso de sol pode manchar a pele?
Quando você se expõe ao sol sem o uso correto de filtro solar, pode apresentar manchas porque a luz solar contém raios UV (ultravioleta), que danificam a pele.

Esses raios UV acabam penetrando na pele e estimulam as células produtoras de pigmento, chamadas melanócitos. Essas células produzem melanina, que é o pigmento que dá cor à pele e protege contra os danos causados pelos raios UV.

Se os melanócitos são estimulados, eles podem produzir melanina em excesso em certas áreas da pele, levando a manchas escuras ou hiperpigmentação. As áreas mais comuns onde ocorrem manchas solares incluem o rosto, as mãos, os braços e os ombros. Essas manchas podem ser de cor marrom, preta ou cinza e podem ser planas ou ligeiramente elevadas.

Vale salientar que a exposição ao sol também danifica as fibras de colágeno e elastina na pele, causando rugas e envelhecimento precoce. A longo prazo, o excesso de sol pode ocasionar câncer de pele.

Portanto, é importante proteger a pele do sol usando protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado!

O que fazer quando a pele fica manchada depois do verão?

Em geral, as manchas que surgem depois do verão podem ser manchas de fotoenvelhecimento ou melasmas — sendo que melasma é uma condição crônica, ou seja, não tem cura, apenas controle.

Porém, é preciso se consultar com seu dermatologista, que vai entender o tipo de mancha e a melhor forma de tratá-la. Em geral, existem algumas boas opções de procedimentos, como:

  • Microagulhamento: ele é um ótimo tratamento para clarear a pele, além de amenizar rugas, rejuvenescendo a aparência. A aplicação é feita com uma caneta elétrica com microagulhas — sendo que o dermatologista pode usar alguns medicamentos para deixar a pele mais livre de manchas. Em geral, são necessárias algumas sessões mensais para garantir o resultado esperado.
  • Peeling químico: este procedimento é feito com ácidos aplicados sobre a pele. Isso faz com que as camadas danificadas sejam retiradas durante o processo de descamação. Ao descamar, a pele é renovada e passa a apresentar uma camada uniforme, elástica e lisa. No caso das manchas na pele, o peeling químico aplicado no nível superficial é o mais indicado para fazer com que as marcas indesejadas desapareçam.
  • Laser: o feixe de luz emitido pelo laser atua tanto em camadas mais superficiais, reduzindo manchas, pigmentações e até mesmo pequenos vasos, quanto de forma mais profunda, estimulando a ação do colágeno.

Essas são 3 opções clássicas, mas existem outras. Fora que o dermatologista ainda pode combinar procedimentos, garantindo um resultado potencializado.

O que fazer para evitar as manchas?
O melhor caminho para não ter manchas pós-verão é cuidar bem da pele, usando filtro solar e evitando o sol mais forte (das 10h às 16h). Veja só o que fazer:

  • aplique e reaplique filtro solar ao longo do dia — quanto mais você suar ou se molhar, mais deve reaplicar o protetor. O fato é que não adianta aplicar pela manhã e achar que está com a pele protegida ao longo do dia;
  • lembre-se de aplicar filtro em toda a pele exposta, o que inclui rosto, mãos, colo, pescoço, orelhas… Outra dica é usar roupas com fator de proteção UV, além de bonés ou viseiras;
  • usar vitamina C no rosto antes do filtro potencializa o efeito da proteção e ajuda a melhorar a aparência da pele;
  • peça ajuda ao seu dermatologista para usar o filtro solar certo pra sua pele, o que evita excesso de oleosidade e até a escolha de um fator de proteção baixo demais.

Se você notar manchas logo após o verão, procure seu médico o quanto antes pra já iniciar o tratamento!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Comentários

Comentários