Prezado leitor,
O uso de toxina botulínica tem se popularizado muito, até por conta da versatilidade dos tratamentos que a substância permite: de rugas e marcas de expressão à sorriso gengival e hiperidrose.
Mas como saber se os procedimentos com toxina são indicados pra você? Nesta coluna, trago mais informações. Então, acompanhe comigo?
Quais são as indicações de uso da toxina botulínica?
1) Rugas e marcas de expressão
A partir dos 25 anos, nossa pele começa a fabricar menos colágeno e a tendência é as ruguinhas surgirem com mais facilidade. A toxina botulínica ajuda a melhorar as rugas e linhas de expressão do rosto porque, ao ser injetada, funciona como um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
Entre as linhas tratadas, estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, que se formam na região dos olhos. Portanto, a partir dos 25, a toxina botulínica já pode ser uma indicação de tratamento. Isso desde que indicado pelo médico a partir das condições do paciente, se este tiver predisposição genética a flacidez e rugas, por exemplo, esta pode ser uma medida mais eficaz ainda. O ideal é que o médico avalie cada quadro e veja se realmente o procedimento é indicado e necessário, ok?
2) Dores tensionais
Pessoas com para dores lombar crônica, cefaleia tensional e dor neuropática já se beneficiam com a toxina botulínica. Ela serve como tratamento alternativo e deve ser ministrado quando as dores já existem há mais de seis meses, os pacientes têm acima de 18 anos e nenhum outro tipo de tratamento deu resultado — sempre com indicação médica.
3) Excesso de suor
A hiperidrose é um problema que causa muita vergonha e desconforto. Pessoas que suam muito nas axilas ficam com a roupa marcada e podem até ter alguns problemas sociais, por timidez e constrangimento. O excesso de suor pode ser combatido nas axilas, couro cabeludo e região íntima (virilha e ânus).
Outros usos: a toxina ainda é bastante usada na odontologia, para tratamento de bruxismo, sorriso gengival, etc.
Também é uma opção para tratar para queda de cabelos, o monte Vênus (na região pubiana) e outras patologias da região íntima.
O tratamento com toxina botulínica dura quanto tempo?
Em média, as aplicações duram seis meses, podendo variar entre cada pessoa. Depois, é preciso reaplicar — sendo que a cada reaplicação o tratamento acaba durando um pouco mais.
Existe contraindicação para uso da toxina botulínica?
Em geral, não há contraindicação, mas sempre converse antes com seu médico para entender as particularidades do seu caso.
Preenchimento labial é feito com toxina botulínica?
Não é. O preenchimento, em geral, é feito com ácido hialurônico, garantindo um volume mais natural. A toxina serve para casos de rugas e marcas de expressão, paralisando os músculos. Ou seja, não é recomendada para lábios.
Lembrando que é sempre ideal buscar médicos com prática na aplicação da toxina, o que garante um efeito natural, combinado?
Um grande abraço e até o próximo domingo,
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027