Com o início do ano, muitas vagas de emprego surgem no mercado. Empresas buscam por colaboradores novos e com diversas exigências para a candidatura dos interessados, mas nem sempre essa descrição é assertiva e clara.
Para Jhessica Ferreira, auxiliar de recrutamento e seleção, da empresa Agiliza Soluções Empresariais de Franca, a descrição da vaga precisa ser assertiva, e isso é um diferencial no processo de contratação. "É ela que passa as principais informações da vaga, sobre as funções a serem desempenhadas, conhecimento necessário, competências, que é onde o candidato se identifica, e é através dela que captamos os candidatos para que demonstrem interesse", explicou.
A profissional ainda comentou sobre despertar o interesse dos candidatos. "Há um tempo atrás fazíamos a descrição bem resumida, e quando começamos a passar mais detalhes, percebemos que o número de interessados aumentou. Assim, o principal objetivo da descrição da vaga, ou do cargo, é descrever as principais atividades do profissional que queremos captar e também fazer com que o candidato se identifique com o cargo", completou.
Para quem trabalha no setor, a atenção aos detalhes é importante para otimizar o processo de contratação. "Hoje, quase todas as vagas que divulgamos tem o salário discriminado, desta forma otimiza o processo. Quando o candidato vai se candidatar, existem campos de preenchimento para que ele também demonstre seu interesse salarial (pretensão). O horário de trabalho também precisa ser descrito, assim como tipo de contrato CLT, Estágio, Temporário, Informal etc.", finalizou.
Alguns especialistas ainda acreditam que mais do que vender uma vaga de emprego, é preciso saber vender a empresa, é assim que Caio Infante, vice-presidente regional (Latam) da Radancy e um dos co-fundadores da Emplouer Branding Brasil, define a importância da descrição de vagas mais elaborada para atrair os melhores talentos do mercado.
“Na hora de descrever uma vaga no mercado, os profissionais de Recursos Humanos precisam saber se o que querem é somente preencher aquela oportunidade de emprego que está em aberto ou se querem contratar alguém que, realmente, se conecte aos valores da empresa. Muitos outros fatores também pesam nessa hora, como a cultura do candidato e o quanto ele irá se dar bem com sua equipe, líder e liderados. Tudo isso não só garante melhores resultados por parte do novo contratado, mas, também, faz parte de um planejamento bem-sucedido”¸ explica Caio.
Um segundo passo importante na hora de descrever a vaga, depois de vender bem a empresa, é preciso montar uma descrição atrativa das atividades que são esperadas do novo colaborador que irá ocupar determinada posição na companhia. Segundo Caio, é preciso contar uma boa história. “A dica que costuma dar nas minhas aulas e palestras e, também, para meus clientes é ler a descrição do trabalho e ver se, de verdade, eles se sentiriam atraídos para trabalhar naquela empresa e ocupar aquela vaga. Se a resposta for não, existe um problema e é preciso ser mais atraente”, garante o especialista.
É importante, também, evitar algumas “armadilhas” no momento de escrever o job description:
- Uso de terminologias internas: o candidato precisa entender qual é a função dele na empresa e termos internos não contribuem para isso.
- Confidencialidade: a não ser que seja estritamente necessário, o melhor é ser transparente com os candidatos, pois há uma chance muito maior de desestimulo e desistência se ele não sabe para qual empresa está se candidatando.
- Exagero de requisitos: colocar mais e mais requisitos, ainda que não sejam pertinentes à função, costuma ter efeito contrário e acaba afastando muitos talentos que poderiam se candidatar e desistem ao ver demasiadas exigências.