TRIBUTO

Muro de estacionamento na av. Nações em Bauru recebe arte em homenagem ao Rei do Futebol

'Seria uma homenagem em vida de Bauru ao Rei Pelé, mas, infelizmente, ele se foi e transformou em tributo'. Explicação é do pintor Juceli Francisco Souza, de 52 anos, sobre a arte

Por Marcele Tonelli | 17/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Marcele Tonelli

Arte em muro de estacionamento na av. Nações Unidas, pintada pelo artista Jucelino Francisco Souza, relembra a passagem de Pelé por Bauru (veja no final)
Arte em muro de estacionamento na av. Nações Unidas, pintada pelo artista Jucelino Francisco Souza, relembra a passagem de Pelé por Bauru (veja no final)

"Seria uma homenagem em vida de Bauru ao Rei Pelé, mas, infelizmente, ele se foi e transformou em tributo". A explicação é do pintor Juceli Francisco Souza, de 52 anos, sobre a arte em processo de acabamento por suas mãos no muro do estacionamento da empresa Copical Tintas, na quadra 10 da avenida Nações Unidas, sentido Centro/Nações Norte, em Bauru.

Iniciada dias antes da morte do Rei do Futebol, que ocorreu em 29 de dezembro, a pintura tem prendido a atenção de quem caminha ou trafega pela avenida. Além de estampar o rosto de Pelé, a obra traz a imagem da fachada do antigo Bauru Atlético Clube (BAC), onde o craque iniciou sua carreira.

"Eu pintei o fundo na época da Copa do Mundo e, quando decidimos pelo desenho atual, o Pelé estava vivo. Desenhei todo o BAC e iniciei o rosto do Rei quando houve a morte. Foi triste, me peguei reproduzindo os traços de Pelé no dia do velório dele", comenta Juceli, que é morador do Núcleo Octávio Rasi e pintor publicitário há mais de duas décadas.

Em sua próxima e última etapa, que deve ocorrer até o fim desta semana, a obra trará a concha acústica do Parque Vitória Régia, adaptada com a palavra "Eterno" e os anos 1940 e 2022, de nascimento e morte do Rei, respectivamente.

Reproduzido por Juceli, o desenho foi criado pela artista e designer Manuella Souza. O trabalho deles tem sido financiado pelas empresas Copical Tintas e Tintas Maestria.

"O Juceli é nosso cliente e propôs, no ano passado, um trabalho naquele espaço, que era todo pichado. Foi pensado, inicialmente, no Sanduíche Bauru, depois, seria algo voltado à Copa do Mundo e, no fim, virou uma homenagem dos bauruenses ao Pelé, que não era póstuma, mas se transformou", reforça Caio Oliveira, gerente da Copical. "E nós adoramos, porque o Edson Arantes do Nascimento não era bauruense, mas o Pelé era. E ele merecia mais homenagens na cidade. Quem sabe essa obra não seja um estímulo para outras empresas fazerem o mesmo?", finaliza.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.