CONEXÃO

Falta de 5G coloca a RMVale com baixa velocidade móvel em 2022, diz pesquisa

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Divulgação
Falta de 5G coloca a RMVale com baixa velocidade móvel em 2022, diz pesquisa
Falta de 5G coloca a RMVale com baixa velocidade móvel em 2022, diz pesquisa

A falta da tecnologia 5G nas cidades da RMVale ainda deixam a qualidade da internet móvel abaixo que em outras regiões do estado. Atualmente, a média de velocidade móvel de internet nas cidades da região estão em 28,26 Mbps, segundo os dados de uma medição feito pelo Minha Conexão, um dos principais medidores de velocidade de internet do país e mantido pelo Melhor Plano, uma plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.

Segundo o Minha Conexão, esses números são bons para navegar em redes sociais e até para o consumo de serviços de streaming. No entanto, fica abaixo da média estadual e nacional de conexão de internet.

Por exemplo, a média de conexão no Brasil está em 39,95 Mbps, enquanto no estado de São Paulo é ainda maior, chegando a 40,79 Mbps.

A previsão da chegada da tecnologia 5G na RMVale está prevista para o início de 2023, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em São José, já a partir de 1º de janeiro, enquanto Taubaté e Jacareí recebem a tecnologia em 30 de junho.

Como foi o teste
Segundo o Minha Conexão, foram feitos 7.300 testes de velocidades gratuitos feitos na plataforma durante todo este ano. Isso considerando um balanço de download (baixar arquivo), upload (enviar arquivo) e latência da RMVale, especialmente nas três maiores cidades da região: São José dos Campos, Jacareí e Taubaté.

Destas cidades, São José teve a melhor velocidade de download, com 29,31 Mbps, seguido por Jacareí, com 23,81 e Taubaté, com 21,08 Mbps.

Apesar disso, houve melhora da conexão nas cidades da região em comparação entre os dois semestres de 2022. No primeiro semestre, por exemplo, a velocidade média de conexão foi de 25,92 Mbps, enquanto chegou a 21,48 Mbps no segundo, um aumento de 21,45% na qualidade de conexão.

Neste período, Jacareí foi a cidade que deu o maior salto de qualidade, saltando de 19,40 para 30,65 Mbps, 57,98% de variação positiva.

Comentários

Comentários