PEC da Transição (Fura Teto)

Por Reinaldo Cafeo |
| Tempo de leitura: 4 min

Após aprovar a PEC da Transição, que além de garantir o valor para o Auxílio Brasil (ou Bolsa Família) também liberou recursos para o novo governo eleito ampliar os gastos públicos. Os gastos com o social são necessários, mas a gastança prevista não ajuda em nada no controle da economia. Como será apenas de um ano, menos ruim, mas chegou o momento do presidente eleito, Lula, vir a público e assumir que praticará responsabilidade fiscal, o que não ocorreu até agora. O país não conviver com incertezas.

Nova âncora fiscal: o que é isso?
Depois de desrespeitar o Teto de Gastos com inúmeras Emendas a Constituição, discute-se a introdução no país de nova âncora fiscal. Discute-se a possibilidade de essa âncora ser as sobras primárias, isto é, totalizar as receitas e despesas, sem considerar o serviço da dívida pública (juros), fixando um percentual máximo para isso. Caso não esteja atingindo esse percentual, contingencia os recursos.

Visão crítica
Os políticos abandonaram a essência do Teto de Gastos. A ideia era estabelecer um limite máximo de gastos no ano zero, depois corrigir os valores pela inflação, forçando o Executivo e o Legislativo a negociarem a alocação dos recursos. É certo que a pandemia bagunçou um pouco essa métrica, mas passado o momento mais agudo da pandemia, o certo era ter voltado a essa essência, mas não é isso que se observa. Como não conseguem obedecer a regra, busca-se uma opção. É assim que pensam os políticos.

Estados Unidos supera recessão técnica
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2022, a ritmo anualizado, de acordo com dados revisados do Departamento do Comércio local. O número ficou acima das expectativas do mercado que projetava um aumento de 2,9%. Com esse resultado positivo a economia norte-americana superou a recessão técnica em que entrou no segundo trimestre, quando seu PIB encolheu 0,6%, marcando segunda contração trimestral consecutiva. Em se tratando da maior economia do mundo não deixa de ser uma boa notícia. O desafio por lá é combinar esse crescimento com controle da inflação.

PIX bate novo recorde: 100 milhões de transações em 24 horas
O sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) o PIX bateu novo recorde na terça-feira passada, dia 20: superou a marca de 100 milhões de transações em 24 horas. Para ser exato foram 104,1 milhões de transferência para usuários finais. O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário é uma das explicações para que fosse atingido esse volume. A boa notícia é que o sistema funcionou sem instabilidade. O recorde anterior foi registrado em 30 de novembro (pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário) com 99,4 milhões de transações.

Novo governo irá taxar o PIX?
Muita gente tem me abordado querendo saber se o PIX será taxado, ou seja, cobrada uma tarifa. Pelo que apurei, não. Fernando Haddad, novo Ministro da Fazenda, foi taxativo em negar essa possibilidade. Avalio que seria um retrocesso, posto que o PIX veio para facilitar a vida das pessoas e principalmente aqueles que vivem de pequenos negócios. Por enquanto, é somente especulação. Vale destacar que a cobrança de tarifa do PIX na pessoa jurídica está liberada. Alguns bancos não cobrem por deliberação própria. Empresário: vale a pena negociar.

Não se esqueça de organizar as finanças do lar
Faltam poucos dias para chegarmos em 2023. Mesmo com o dia corrido a orientação é que você dedique uma parte do dia para organizar as finanças do lar. Entendo que dará um grande e importante passo para iniciar 2023 com mais segurança no tocante aos compromissos financeiros que deverão ser honrados. Faça uma planilha confrontando sua renda com seus gastos e faça um esforço que haja sobras.

Você no comando
Não “terceirize” a gestão financeira de sua casa. Assuma o comando. Tenha conhecimento de tudo que gasta e trace metas de resultados positivos, isto é, trabalhar com sobras de caixa. Você perceberá que sua qualidade de vida será superior. Sei das dificuldades enfrentadas por muitas famílias, mas a solução está em cada um dos envolvidos. Chame a família, abra o jogo, fale francamente sobre a real situação financeira da casa e, na solidariedade, encontre soluções para garantir boa saúde financeira. Você sempre no comando.

Mude já, mude para melhor!
Hoje é dia DELE: comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Espero que tenha tido uma passagem em família e que a confraternização, a harmonia, e acima de tudo o bem querer, tenham sido a tônica neste Natal. Aproveite para mentalizar coisas boas, refletir sobre a vida e acima de tudo de como podemos ser felizes e repartir a felicidade. Um Santo Natal à todos!

Comentários

Comentários