Taxa básica vira o ano em 13,75% ao ano

Por Reinaldo Cafeo | 18/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Com a decisão do Banco Central em manter a taxa básica de juros em 13,75% e indicar que manterá os juros elevados até que a questão fiscal do novo governo, o ano irá virá dentro do projetado pelo mercado. O horizonte para 2023 era de queda, mas o receito de que a economia poderá ter desequilíbrios, gerando inflação, o Banco Central será conservador.

Banco Central autônomo e independente
Considerando a legislação vigente, a atual comando do Banco Central se mantém no poder por 2 anos, independentemente do novo governo que será presidido por Lula. Isso garante que as decisões sejam técnicas e sem influência política. Isso é muito positivo. Duas políticas macroeconômicas estão garantidas: política monetária e política cambial. A política fiscal é executada pelo Executivo Federal e se errarem a mão, o Banco Central terá que agir. Uma das possibilidades é elevar a taxa de juros para controlar a inflação (caso a taxa suba), mas terá efeitos colaterais: inibir o crescimento econômico, por consequência não gera emprego e renda.  Atenção redobrada.

Juros nos Estados Unidos sobem 0,5 ponto percentual
Com era esperado pelo mercado, o Banco Central americano elevou a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. Agora era oscila entre 4,25% e 4,50% ao ano. Inflação ainda preocupa, mas o patamar de reajuste foi menor do que das reuniões anteriores. Agora é esperar a ata do Fomc (Comitê de Política Monetária) para entender o que esperar daqui para frente.

Segunda parcela do décimo terceiro: dia 20
Para quem ainda não recebeu a segunda parcela do décimo terceiro a legislação estabelece para iniciativa privada a data limite do dia 20 de dezembro, portanto, até terça-feira. Vale lembrar que o valor desta parcela será menor do que o valor da primeira parcela, pois virá com os descontos previdenciários e do imposto de renda quando tiver a incidência (depende do nível de renda do trabalhador). A dica: se puder não mexer neste dinheiro você criará uma reserva financeira para enfrentar os gastos de inicio de ano. Faça um esforço.

Deixe um espaço na agenda para o balanço financeiro
Entre as várias tarefas de fim de ano sugiro que deixe um espaço na agenda para fazer o balanço financeiro de sua casa. Seria importante que a data de corte fosse dia 31 de dezembro. Faça o seguinte: de um lado elenque o que você tem. São exemplos: saldo bancário, uma aplicação financeira, um imóvel, um carro, enfim, tudo que lhe pertence mesmo que não ainda esteja quitado. Apure quanto valem todos estes bens (ativos) no mercado. Não desconte eventual financiamento. Isso fará parte de seu passivo. Do outro lado coloque tudo que você deve. São exemplos: fatura aberta do cartão de crédito, a soma das prestações de um financiamento qualquer, o saldo devedor do financiamento da casa própria, enfim, tudo que constituem seus compromissos financeiros com terceiros. Esses são seus passivos. A diferença entre ativos e passivos, é a sua situação líquida, o seu verdadeiro patrimônio.

Criando ou destruindo valor?
Com seu patrimônio apurado agora ficará fácil de periodicamente você avaliar se ele cresce, portanto está criando valor, ou se ele caiu, ou seja, destruindo valor. Faça isso pelo menos a cada três meses. Suas escolhas é que definirão se sua vida financeira prospera ou se você sempre anda para trás. Vale à pena apurar.

Sinal amarelo
As decisões da equipe de transição do governo eleito de Lula e do Congresso Nacional atual fez com que os agentes econômicos acendessem sinal amarelo. Apreensão é a tônica atual. O grande receio é que a coisa desande e tudo que foi construído até agora na economia se perca. O que menos precisamos é de aventuras e de mais incertezas. Devemos redobrar a atenção.

Mude já, mude para melhor!
Viver com simplicidade, eis o desafio. A vida moderna tem nos levado a buscar cada vez mais bens materiais, de trabalhar como loucos para um dia termos algo melhor, contudo, se simplificarmos as coisas, viveremos mais felizes o presente momento. Neste fim de ano eu vou pensar e agir nesta direção. E você também vai? Simplificar as coisas, simplificar a vida, eis o desafio. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor! Acesse o Canal REINALDO CAFEO Soluções em Gestão no Youtube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.