Os maiores inimigos da pele: dicas para mantê-la sempre saudável

Por Daniela Hueb | 13/11/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Prezado leitor,
Às vezes, é comum a gente achar que só o excesso de sol faz mal à pele. Mas são diversos cuidados que impactam na saúde e também na beleza da pele. Com os avanços da medicina, nossa expectativa de vida tem aumentado muito e, com isso, os cuidados com a pele se tornam ainda mais essenciais para mantê-la em dia.

Na coluna deste domingo, eu apresento a você os principais vilões da pele e como você consegue combatê-los. Vamos lá?

1. Sol sem proteção
O impacto do sol na nossa pele é muito grande, não à toa o sol aparece como um dos primeiros da lista. Afinal, se a gente não usa um filtro com FPS indicado ao tipo de pele, os raios solares danificam as fibras de colágeno, destroem paredes de vasos e alteram a pigmentação.

Na prática, isso leva a mais rugas, manchas de fotoenvelhecimento, menos elasticidade e mais flacidez.

Como agir?

Aplique filtro solar no rosto e nas regiões expostas ao sol diariamente e retoque ao longo dia. A necessidade de retoque depende do quanto você sua e se expõe diretamente ao sol. Quem fica em ambientes fechados pode retocar apenas uma vez (na hora do almoço, por exemplo).

2. Estresse
O excesso de estresse, quando você nunca consegue relaxar, é prejudicial demais. O estresse faz nosso corpo liberar um hormônio chamado cortisol e níveis de cortisol sempre elevados inibem a produção de colágeno, ácido hialurônico e lipídios saudáveis (como ceramida) em sua pele.

Além disso, você pode ter erupções, pele mais opaca e o envelhecimento agravado.

Como agir?

Controlar suas emoções é o caminho ideal e isso nem sempre é muito simples. Pode ser necessário ajuda de terapia ou um médico psiquiatra. Outro ponto é manter na rotina atividades que lhe tragam prazer, de um livro ou uma série a momentos para não fazer nada e relaxar a mente.

3. Falta de sono
Nosso corpo precisa de uma quantia de sono restaurada para se recuperar para o dia seguinte, de 6 a 10 horas — dependendo de cada um de nós.

Sem sono suficiente, nossa pele fica mais inflamada e se torna mais frágil, opaca e pode ter até impacto na produção de colágeno.

Como agir?

Tenha uma rotina antes de dormir que envolva alimentação leve, fuja de telas (tevê, celular e cia.) e exercícios físicos pelo menos 3 horas antes de dormir. Isso permite um relaxamento maior.

4. Cigarro

Ao fumar um cigarro que seja, estamos permitindo um estresse oxidativo muito grande à pele. Quanto mais tempo fumando, pior é a situação. Isso significa menos produção de colágeno e elastina, mais rugas e manchas e até uma tonalidade opaca à pele. É quase como se fizéssemos o tempo acelerar.

Fora que o cigarro ainda facilita diversas doenças, como o câncer de boca e pulmões.

Como agir?

Pare com o cigarro o quanto antes. Se você fuma há muito tempo, busque ajuda médica para entender a melhor forma de abandonar o vício.

5. Limpeza negligenciada

O dia foi cansativo e você optou por dormir sem limpar o rosto? Perigo à vista! A sujeira acumulada vai entupindo os poros, deixando-os maiores. Isso pode agravar a oleosidade e problemas com acne, além de deixar os poros mais aparentes, por ficarem dilatados.

Como agir?

Logo pela manhã e antes de dormir é essencial lavar o rosto com um sabonete apropriado e água gelada ou morna. Para peles oleosas, o uso de um tônico pode ajudar a mantê-la sequinha.

6. Excesso de açúcar

Você ama uma sobremesa e se joga nos carboidratos simples, como pão, arroz branco e biscoitos? Tome cuidado.

Quando em excesso, o açúcar é responsável por um processo chamado glicação. É uma reação na qual carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente e danificam as proteínas, como o colágeno. Assim, a pele se torna mais flácida, com rugas e linhas de expressão.

Como agir?

O equilíbrio alimentar é tudo. Você não precisa extinguir o açúcar, mas deve maneirar na dose. Comeu um pudim no dia? Coma mais frutas e saladas no outro. Seu nutricionista consegue ajudar você.

7. Fugir do dermatologista
O médico dermatologista é a pessoa que estudou (e muito) para entender o que acontece com a nossa pele, também compreende o seu tipo de pele e recomenda os melhores produtos. Portanto, evite se receitar por conta.

Como agir?

Vá ao menos duas vezes por ano ao dermatologista, ou mais, caso ele recomende. Assim, qualquer problema que surgir, começará a ser tratado o quanto antes.

Um grande abraço e até o próximo domingo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.