Os maiores inimigos da pele: dicas para mantê-la sempre saudável

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 4 min

Prezado leitor,
Às vezes, é comum a gente achar que só o excesso de sol faz mal à pele. Mas são diversos cuidados que impactam na saúde e também na beleza da pele. Com os avanços da medicina, nossa expectativa de vida tem aumentado muito e, com isso, os cuidados com a pele se tornam ainda mais essenciais para mantê-la em dia.

Na coluna deste domingo, eu apresento a você os principais vilões da pele e como você consegue combatê-los. Vamos lá?

1. Sol sem proteção
O impacto do sol na nossa pele é muito grande, não à toa o sol aparece como um dos primeiros da lista. Afinal, se a gente não usa um filtro com FPS indicado ao tipo de pele, os raios solares danificam as fibras de colágeno, destroem paredes de vasos e alteram a pigmentação.

Na prática, isso leva a mais rugas, manchas de fotoenvelhecimento, menos elasticidade e mais flacidez.

Como agir?

Aplique filtro solar no rosto e nas regiões expostas ao sol diariamente e retoque ao longo dia. A necessidade de retoque depende do quanto você sua e se expõe diretamente ao sol. Quem fica em ambientes fechados pode retocar apenas uma vez (na hora do almoço, por exemplo).

2. Estresse
O excesso de estresse, quando você nunca consegue relaxar, é prejudicial demais. O estresse faz nosso corpo liberar um hormônio chamado cortisol e níveis de cortisol sempre elevados inibem a produção de colágeno, ácido hialurônico e lipídios saudáveis (como ceramida) em sua pele.

Além disso, você pode ter erupções, pele mais opaca e o envelhecimento agravado.

Como agir?

Controlar suas emoções é o caminho ideal e isso nem sempre é muito simples. Pode ser necessário ajuda de terapia ou um médico psiquiatra. Outro ponto é manter na rotina atividades que lhe tragam prazer, de um livro ou uma série a momentos para não fazer nada e relaxar a mente.

3. Falta de sono
Nosso corpo precisa de uma quantia de sono restaurada para se recuperar para o dia seguinte, de 6 a 10 horas — dependendo de cada um de nós.

Sem sono suficiente, nossa pele fica mais inflamada e se torna mais frágil, opaca e pode ter até impacto na produção de colágeno.

Como agir?

Tenha uma rotina antes de dormir que envolva alimentação leve, fuja de telas (tevê, celular e cia.) e exercícios físicos pelo menos 3 horas antes de dormir. Isso permite um relaxamento maior.

4. Cigarro

Ao fumar um cigarro que seja, estamos permitindo um estresse oxidativo muito grande à pele. Quanto mais tempo fumando, pior é a situação. Isso significa menos produção de colágeno e elastina, mais rugas e manchas e até uma tonalidade opaca à pele. É quase como se fizéssemos o tempo acelerar.

Fora que o cigarro ainda facilita diversas doenças, como o câncer de boca e pulmões.

Como agir?

Pare com o cigarro o quanto antes. Se você fuma há muito tempo, busque ajuda médica para entender a melhor forma de abandonar o vício.

5. Limpeza negligenciada

O dia foi cansativo e você optou por dormir sem limpar o rosto? Perigo à vista! A sujeira acumulada vai entupindo os poros, deixando-os maiores. Isso pode agravar a oleosidade e problemas com acne, além de deixar os poros mais aparentes, por ficarem dilatados.

Como agir?

Logo pela manhã e antes de dormir é essencial lavar o rosto com um sabonete apropriado e água gelada ou morna. Para peles oleosas, o uso de um tônico pode ajudar a mantê-la sequinha.

6. Excesso de açúcar

Você ama uma sobremesa e se joga nos carboidratos simples, como pão, arroz branco e biscoitos? Tome cuidado.

Quando em excesso, o açúcar é responsável por um processo chamado glicação. É uma reação na qual carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente e danificam as proteínas, como o colágeno. Assim, a pele se torna mais flácida, com rugas e linhas de expressão.

Como agir?

O equilíbrio alimentar é tudo. Você não precisa extinguir o açúcar, mas deve maneirar na dose. Comeu um pudim no dia? Coma mais frutas e saladas no outro. Seu nutricionista consegue ajudar você.

7. Fugir do dermatologista
O médico dermatologista é a pessoa que estudou (e muito) para entender o que acontece com a nossa pele, também compreende o seu tipo de pele e recomenda os melhores produtos. Portanto, evite se receitar por conta.

Como agir?

Comentários

Comentários