Cultura

Cat's Jazz: estilo cigano chega a Bauru nesta quinta-feira à noite

Nova banda promete agitar a cidade e região com as batidas intensas do Jazz Manouche

23/11/2021 | Tempo de leitura: 3 min
Laylla Paes

A melodia envolvente do Jazz Manouche chega a Bauru, nesta quinta-feira (25), com a estreia da banda Cat's Jazz. O grupo fará sua primeira apresentação ao vivo, a partir das 21h, no Avenue Art Pub, entregando um repertório repleto de clássicos da música francesa, americana e brasileira.

A banda, formada em janeiro deste ano, surgiu das inspirações de Thiago Ortigosa ao ouvir a rádio "Café de Paris", que possui grandes composições de Jazz Manouche (também conhecido como Gipsy Jazz ou Jazz Cigano) em seu set list. Ao perceber sua identificação e interesse pelo estilo, o artista propôs a criação da banda para alguns professores do ramo, que atuam no "Espaço Musical Thiago Ortigosa", e uma de suas alunas de canto.

"Eu sempre gostei muito de música francesa e soft jazz. Conversei com o pessoal aqui da escola, que também curtia, para que a gente pudesse fazer um primeiro encontro. Acabamos decidindo que íamos tocar o Gipsy Jazz com influencia do Jazz americano também, que é mais popular mais no Brasil", explica o artista. Segundo ele, a mistura de inspirações foi essencial para que a banda ganhasse vida.

A CAT'S JAZZ

Formada pelos artistas Carol Munhoz (voz), Thiago Ortigosa (violão, violoncelo e voz), Rodrigo Santana (violão), André Apolônio (contrabaixo acústico) e Tábata Giglioli (violino), a Cat's Jazz promete entregar um repertório variado, passando pelos clássicos do Manouche francês até a música popular brasileira.

Apesar da vasta experiência no ramo, os músicos enfrentaram um grande desafio ao iniciar os primeiros ensaios. "Era um estilo totalmente fora da nossa zona de conforto. Mas começamos a pesquisar juntos e percebemos, desde o primeiro encontro, que ia dar muito certo. Estávamos dispostos a fazer uma coisa realmente diferente", conta Thiago.

Após ter o estilo definido, a banda passou a procurar opções de nomes para batizar o grupo. "A gente estava procurando um nome que tivesse haver com a gente e com o som. A nossa vocalista é veterinária, então a gente brincou com ela e resolvemos colocar o gato. Tem várias músicas no jazz que falam de gato também. [...] Fora que ele é um animal noturno, o que tem muito haver com a nossa música", explica.

ESTREIA

O show desta quinta-feira será a primeira apresentação ao vivo da banda que, até o momento, só havia divulgado seu trabalho por meio de vídeos nas redes sociais. "A expectativa é muito boa. A gente acha que as pessoas vão gostar, porque o som acústico é muito agradável. As melodias também são muito bonitas e a maioria das músicas são animadas. É um som que vai trazer alegria para o ambiente", diz.

Para o set list, o público pode esperar composições de Dimmie Cat, Zaz, Louis Armstrong, Norah Jones, Amy Winehouse, Louis Prima, Ella Fitzgerald e muito mais. Além disso, o grupo prepara a reprodução de trilha sonoras consagradas, como a do filme "Meia-Noite em Paris".

SERVIÇO

O show de estreia da "Cat's Jazz" ocorre quinta-feira (25), às 21h, no Avenue Art Pub, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 12-26, Jardim América. Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos antecipadamente pelo Whatsapp: (14) 99730-7873. A lotação é limitada.

 

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.