Coluna Animal

Mãe de Pet também é mãe.

07/05/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar de uma das datas mais importantes a serem comemoradas em nosso calendário, que é o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de Maio. Mãe não é somente aquela que gera o filho, mas também as mulheres que optaram pela adoção, as chamadas mães de coração, que podem adotar tanto filhos humanos como animais. Mães são as mulheres que cuidam, dão amor e atenção aos seus filhos. As mães de pets podem cuidar de cães, gatos, roedores, aves entre outros.
Com a domesticação dos animais feita pelo ser humano, e o estilo de vida contemporâneo, muitas mulheres, em função de escolhas pessoais, optaram por não ter filhos humanos e ter filhos não humanos, atualmente o termo “mãe de pet” é bastante comum. As famílias dessa forma, são as famílias multiespécie e que possuem no centro, núcleo familiar, humanos e animais.
A ciência já comprovou, através de pesquisas, que a convivência entre seres humanos e animais, proporciona momentos incríveis de felicidade, e exatamente quando estamos com os nossos pets, liberamos a ocitocina, que é o hormônio do amor. Esse hormônio também é produzido quando a mãe está amamentando seu bebê, assim como a gatinha, a cachorrinha entre outras durante a amamentação de sua cria.
Para ser uma boa mãe de pet é necessário seguir basicamente essas oito dicas:
1.Sempre ofereça carinho. Viver em um lar feliz e com muito carinho, vai fazer muito bem para o seu animalzinho, afinal de contas, quem não gosta de um carinho?
2.Faça caminhadas ou corrida com ele, ou outras atividades como jogar uma bolinha e estimula-lo a trazer de volta até ele se cansar, isso criará um laço maior entre vocês e será um momento de diversão para ambos.
3.Tenha cuidados com o seu pet com os pelos, unhas e dentes. Mantendo sempre os dentes e pelos bem escovados e limpos. Se houver necessidade, encaminhe para um profissional de banho e tosa de sua confiança.
Os animais também devem ficar em um ambiente limpo, de tamanho adequado, com conforto térmico nos dias de calor e de frio, protegidos de chuva e de barulhos excessivos para não os estressar,
4.Forneça uma boa alimentação para o seu animal de acordo com as necessidades dele, tamanho, raça, gasto calórico e idade. O tipo de alimento que ele vai receber influencia em muito a saúde dele.
5.Dê treinamento a ele. Ou seja, se você não quer que seu animal pule em você, não o agrade quando ele estiver em pé. Assim, ele não vai associar que para receber carinho, precisa ficar em pé na sua mãe ou demais pessoas que convivam com ele.
6.Mime-o! Ofereça ossinhos e biscoitos apropriados para os cães, e saches para os gatos quando quiser fazer um agrado a eles, com certeza irão adorar. Brinquedos próprios para animais também são uma boa ideia para distrai-los.
7.Socialização: assim como o ser humano precisa conviver com outras pessoas, os animais também precisam conviver com outras animais, seja da mesma espécie ou não. A convivência com outros animais afasta a solidão, faz com que interajam, brinquem, corram e gastem energia. Os animais que ficam sozinhos podem vir a desenvolver uma série de problemas de saúde física e mental, tais como a automutilação que é morder a própria pata e até mesmo entrar em depressão. No caso dos cães, eles podem desenvolver diversos problemas emocionais, como a ansiedade por separação, quando deixados sozinhos.
8.Saúde em primeiro lugar. Os pets devem, com frequência, passar por consulta com o Médico Veterinário, e também devem tomar os vermífugos e vacinas todo ano para manter sua saúde em dia e realizar os exames e tratamentos quando necessário, indicados pelo profissional que cuida dele.
A Coluna Animal deseja a todas as mães de pets e humanos um feliz Dia das Mães ao lado de seus filhos, repleto de amor e carinho, com momentos que ficarão para sempre nas memórias e corações.

Thaís Viotto
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.