Conversando com o Bispo

Assunção de Nossa Senhora

21/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A Igreja celebra, hoje, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Concluídos os dias de sua vida neste mundo, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada em corpo e alma à glória celeste em razão dos méritos da redenção realizada por seu Filho divino. Na base dessa crença está a convicção desenvolvida desde os primeiros cristãos de que não conviria que o corpo daquela que gerou e carregou em seu seio o Filho do Pai eterno sofresse a corrupção da sepultura, por mais suntuoso que fosse esse monumento. Por conseguinte, a fé cristã passou a considerar que no momento final da vida terrena de Maria não teria ocorrido, propriamente falando, a morte, mas apenas a "dormitio", a dormição, mediante a qual Maria deixou este mundo e subiu em corpo e alma à morada celeste pelo poder divino do Pai.

No Evangelho da Missa - Lc 1,39-56 - que relata a visita de Maria à sua prima Izabel as palavras de Maria e Izabel exaltam o amor de Deus que realiza maravilhas. Izabel ressalta a grande fé de Maria quando, respondendo ao Anjo, deu o seu "Fiat": "Faça-se em mim segundo a vossa vontade. Eis aqui a serva do Senhor". Agora, em resposta a Izabel, Maria canta um hino de louvor ao Altíssimo Deus: o "Magnificat". Ela glorifica a Deus por sua misericórdia e amor para com os pobres, por seu poder que derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes. Ela humildemente reconhece: "Fez em mim grandes coisas o Onipotente e o seu nome é Santo".

O Papa Pio XII, em 1950, proclamou como dogma de fé a Assunção de Maria. Na oportunidade ele compôs uma belíssima oração. Por essa oração podemos rezar assim: "Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e mãe dos homens! Nós cremos, com todo o fervor da nossa fé, na tua Assunção triunfal em corpo e alma ao céu, onde tu és aclamada Rainha por todos os coros dos anjos e por todos os exércitos dos santos... Confiamos que os teus olhos misericordiosos se inclinem sobre as nossas misérias e sobre as nossas angústias, sobre as nossas lutas e sobre as nossas fraquezas... Atrai-nos com a doçura da tua voz para mostrar-nos, um dia, depois deste desterro, a Jesus, fruto bendito do teu ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!"

Como foi amplamente divulgado, realiza-se hoje a grande Caminhada da Família, começando no Parque Vitória Régia e encerrando-se com a Missa na Praça Rui Barbosa. Neste domingo comemora-se também a Dia Municipal da Família que foi criado por lei municipal por iniciativa da Igreja e que consta do calendário oficial do município. O Setor Pastoral Vida e Família da Diocese coordena a realização do evento e o põe em prática. A Coordenação Diocesana de Pastoral é a instância responsável pela programação e supervisão dos trabalhos e pela articulação da cooperação das demais pastorais, tudo em vista do bem da família, da sua defesa e promoção.

Agosto é mês vocacional. Da família nascem todas as vocações, para os ministérios ordenados, o matrimônio, a vida religiosa, o laicato e a catequese. Hoje é o dia da vida consagrada das religiosas e religiosos e dos consagrados seculares. Somos convidados a rezar, pela intercessão de Nossa Senhora da Assunção, pelos freis e freiras e demais religiosos e religiosas. Que o Senhor desperte mais vocações, conceda a perseverança, saúde e paz à multidão dos consagrados que vivem e realizam na Igreja e no mundo o carisma evangélico de suas Ordens, Congregações e Institutos, a profecia evangélica do Reino, o serviço da caridade em favor da justiça, paz e integridade da criação, dos pobres e feridos da sociedade, e o trabalho missionário de cooperação com a obra evangelizadora da Igreja.

Nossa Senhora da Assunção, rogai pelos religiosos e religiosas. Amém!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.