Regional

Barra Bonita celebra hoje o Dia do Tietê com palestra e mostra de fotos

Hoje, Fundação SOS Mata Atlântica também divulga resultado do monitoramento da qualidade da água do rio e sua bacia

22/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Lilian Grasiela

Barra Bonita - Nesta quinta-feira (22), o Dia do rio Tietê, um dos mais importantes do Estado de São Paulo, será celebrado em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) com palestra da Marinha e exposição de fotos da ONG Mãe Natureza, ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística, com a colaboração das escolas. Hoje à tarde, a Fundação SOS Mata Atlântica também fará o lançamento do mais novo relatório de monitoramento do rio e de sua bacia (leia abaixo).

As atividades culturais e de educação ambiental em homenagem ao Tietê em Barra Bonita terão início às 9h, na praça da Juventude, na orla turística às margens do rio, em frente ao Centro Cultural Celia Stangherlin. O comandante da Marinha do Brasil (Capitania Fluvial do Tietê - Paraná) Luiz Carlos Calvo dos Santos Junior ministrará uma palestra sobre prevenção à poluição hídrica no Tietê.

Também hoje, será lançada no Memorial do Tietê do município uma exposição fotográfica inédita sobre a diversidade da fauna (aves e animais) do rio. Idealizada pela ONG Mãe Natureza, a exposição é composta por oito grandes painéis de fotos do professor Glauco Tonello que, nos últimos 12 anos, têm se dedicando a fotografar a diversidade da fauna ao longo do Tietê e suas margens.

A bordo de seu caiaque, ou por terra, o professor já registrou 264 espécies de aves, entre elas 63 aquáticas e 54 migratórias, e aproximadamente 20 espécies de animais. Após o lançamento, a expectativa é de que a exposição se torne itinerante e percorra os 70 municípios banhados pelo rio. Algumas duplicações da mesma já estão sendo executadas e ficarão disponíveis em escolas de Barra Bonita e região. A exposição também poderá ser visualizada na página da ONG: http://www.maenatureza.org.br.

ESTUDO

Hoje à tarde, durante o evento "Os rios que temos, os rios que queremos", na Capital, a Fundação SOS Mata Atlântica divulga o novo relatório de monitoramento do rio Tietê e sua bacia. O estudo é realizado com base nos dados de análise mensal feita por grupos voluntários integrantes do projeto "Observando os Rios".

No total, são 55 pontos de coleta distribuídos em 31 rios da bacia. O último levantamento da Mata Atlântica, divulgado em 2021, apontou leve melhora na qualidade da água da bacia, avaliada por 16 indicadores. Na região, nos trechos de coleta de Botucatu e de Barra Bonita, o rio Tietê foi classificado como "regular". 

O Tietê, com 1.136 quilômetros de extensão a partir de sua nascente, em Salesópolis, corta todo o interior do estado. Em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas, muitos na região. Além da geração de energia elétrica e importância comercial da Hidrovia, ele é utilizado na prática de atividades náuticas e de lazer.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.