O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (31), em publicação nas redes sociais, que "sem soberania, o Brasil não existiria". A declaração se dá em meio à repercussão das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e à confirmação da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras.
Leia mais: Trump quer punir Brasil por relação comercial com Rússia
"Foi ela que nos trouxe liberdade e independência. É ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição", escreveu o presidente na publicação, acompanhada da imagem com o Artigo 1º da Constituição.
No mesmo texto, Lula também afirmou que "soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino" e "a capacidade de um país decidir seus rumos, proteger seus recursos, cuidar de seu território e defender seus interesses diante do mundo".
A fala reforça o tom adotado pelo presidente na véspera, quando se referiu ao "dia sagrado da soberania", em resposta à ordem executiva assinada por Donald Trump, que entra em vigor em 6 de agosto e oficializa a sobretaxa.
"A soberania deve ser acompanhada pela cooperação internacional. O mundo enfrenta desafios que nenhuma nação vencerá sozinha, como a fome e a mudança do clima. Desafios comuns exigem ações compartilhadas. Por isso, atuamos para fortalecer o multilateralismo", acrescentou o presidente.
Segundo fontes do governo, pouco menos de 40% das exportações brasileiras aos Estados Unidos serão impactadas pela nova tarifa.