UBATUBA

Banhistas e salva-vidas foram os primeiros a socorrer vítimas

Por João Pedro Feza e Marcelo Toledo | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Facebook
Em redes sociais, moradores postaram vídeos mostrando como foi o socorro inicial às vítimas.
Em redes sociais, moradores postaram vídeos mostrando como foi o socorro inicial às vítimas.

Turistas, moradores e salva-vidas foram os primeiros a socorrer as vítimas da queda de uma avião na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Leia mais: Queda de avião em Ubatuba: o que se sabe até agora

A aeronave de pequeno porte tentou pousar no aeroporto da cidade, mas ultrapassou a pista e explodiu na praia do Cruzeiro. O piloto morreu, segundo a prefeitura. O Cessna Citation 525 CJ transportava quatro passageiros, dois adultos e duas crianças.

Em redes sociais, moradores postaram vídeos mostrando como foi o socorro inicial às vítimas. Além dos passageiros, que foram levados a unidades hospitalares, outras três pessoas, que estavam numa pista de skate nas proximidades, sofreram ferimentos.

A comerciante Aline Rafaiane, 34, trabalha próximo ao local do acidente aéreo e afirmou acreditar que se tratava de um incêndio em algum imóvel.
"Não ouvi barulho, mas vi a fumaça", disse. "Uma vez enroscou a faixa de propaganda de um avião no mesmo lugar, mas nada comparável com esse acidente."

Um vídeo feito por ela mostra um homem batendo na fuselagem do avião para abri-lo e tentar socorrer as pessoas.

"Fiquei triste por ver que não temos material suficiente para resgate. Uma esmerilhadeira para abrir rápido o avião, por exemplo. Precisamos ter um suporte maior nos carros de bombeiros e resgate", disse.

Moradores e salva-vidas foram os primeiros a tentar alguma forma de socorro, conforme a capitão do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) Karol Burunsizian.

Uma menina foi retirada e amparada por um morador enquanto outras testemunhas comemoravam o salvamento na faixa de areia.

Logo também chegaram servidores municipais que trabalham na região e as equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e policiais militares.
Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança, do Corpo de

Bombeiros e da Polícia Militar estão no local, atuando no isolamento e na retirada das vítimas.
Segundo a Rede Voa, que administra o aeroporto, chovia no momento do acidente, e a pista estava molhada. O avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás.

No acidente, um poste foi atingido, assim como um veículo, sem ocupantes, segundo testemunhas. O fogo no avião já foi controlado.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários