Após denúncia de moradores da região norte de São José dos Campos, sobre a presença de pernilongos na região norte, a Prefeitura está reforçando as ações de aplicação de larvicida e fumacê em todas as regiões da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O serviço de larvicida abrange toda a cidade, com intervenções em 80 pontos, incluindo córregos, lagos e rios, e áreas de difícil acesso. O objetivo é atingir as larvas do mosquito Aedes aegypti e evitar sua proliferação, reforçando as medidas preventivas contra dengue, zika e chikungunya.
O fumacê, aplicado durante todo o ano, foi intensificado. Em vez de um, cinco veículos percorrem as ruas à noite, das 18h às 21h, atendendo até três regiões por semana. O produto utilizado tem como alvo exclusivo os pernilongos em voo, preservando outros insetos que contribuem para o equilíbrio do ecossistema. O efeito do inseticida dura cerca de duas horas.
Embora o fumacê seja eficaz para eliminar mosquitos adultos, ele é considerado uma medida complementar para prevenir a dengue, não oferecendo riscos à saúde humana.
Em São José, os munícipes podem solicitar o fumacê através da Central 156.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.