A equipe de tiro esportivo de Jundiaí, medalhista de prata na última edição dos Jogos Abertos do Interior, foi recebida nesta terça-feira (7) pelo prefeito Gustavo Martinelli e pela gestora de Esporte e Lazer, Rita Orsi, em um evento que celebrou o retorno da cidade ao cenário competitivo e anunciou estudos importantes para o fortalecimento da modalidade.
Durante o evento, Gustavo Martinelli anunciou que a prefeitura realizará um estudo técnico para avaliar a viabilidade de criar um espaço de treinamento dedicado à equipe de tiro esportivo com equipamentos de ar comprimido. Uma das possibilidades levantadas é a adaptação do estande da Guarda Municipal, que será analisada pelas equipes técnicas e pelas forças de segurança.
“Com o apoio da Federação Paulista de Tiro Esportivo, vamos estudar as condições necessárias para oferecer um espaço adequado e seguro para os nossos atletas, tornando Jundiaí uma referência na modalidade entre os municípios da Região Metropolitana”, explicou o prefeito.
Como forma de agradecimento, o presidente da Federação Paulista de Tiro Esportivo, Sidney Peinado, entregou ao prefeito uma réplica da medalha conquistada pelo Brasil na Olimpíada de 1920, na Antuérpia, onde o país foi ouro, prata e bronze no tiro esportivo. “Essa medalha mantém viva a história do esporte e inspira as futuras gerações”, afirmou Peinado.
A gestora Rita Orsi também reforçou a importância do esporte para a cidade. “Investir no esporte é investir no futuro. Modalidades como o tiro esportivo com ar comprimido mostram que o esporte vai além da competição; ele une gerações, promove disciplina, foco e saúde. Nosso compromisso é garantir que os atletas de Jundiaí tenham a estrutura necessária para continuarem representando nossa cidade com orgulho”, finalizou.
Tradição
O tiro esportivo de Jundiaí tem uma história de precisão e conquistas que atravessa décadas. A trajetória do esporte foi simbolizada por duas fotos que mostram a evolução da equipe ao longo de 34 anos. A primeira, de 1991, registra o então prefeito Walmor Barbosa Martins com a equipe que conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos, realizados em Americana.
Da esquerda para a direita: Walmor Barbosa Martins (ex-prefeito), Rui Cúrio, Iriê, Ênio, Arnaldo e Davi Poit
A segunda foto, tirada nesta terça-feira no mesmo ângulo, apresenta os atletas medalhistas de 2024 ao lado do atual prefeito e da gestora de Esporte e Lazer.
Da esquerda para a direita: Gustavo Martinelli (prefeito), Rui Cúrio, Rita Orsi, Maurício Victor, Rogério Miotto e Davi Poit
No encontro, o prefeito Gustavo Martinelli destacou o papel transformador do esporte na vida das pessoas. “O esporte transforma vidas, promove educação e saúde. É um orgulho ver Jundiaí representada em uma modalidade olímpica, e estamos comprometidos em fortalecer ainda mais o esporte em nossa cidade”, afirmou.
A equipe jundiaiense conquistou a medalha de prata por equipes na última edição dos Jogos Abertos do Interior, realizados em São José do Rio Preto, que contou com a participação de mais de 139 cidades e 6 mil atletas. Apesar de não treinarem atualmente em Jundiaí, os atiradores esportivos, que utilizam exclusivamente equipamentos de ar comprimido, representaram o município com dedicação e talento, reforçando a conexão com a cidade.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.