MANDATO TAMPÃO

Ortiz toma posse como deputado e promete ajudar HMUT com emendas

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/TV Alesp
Ortiz Junior durante posse na Assembleia Legislativa
Ortiz Junior durante posse na Assembleia Legislativa

Ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (sem partido) tomou posse na tarde dessa segunda-feira (6) como deputado estadual. O mandato se encerra em março de 2027.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Durante o evento, realizado na Assembleia Legislativa, Ortiz afirmou que irá integrar a base de apoio ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e que "o mandato vai se dedicar às questões de infraestrutura, meio ambiente, logística, turismo e saúde no nosso Vale do Paraíba".

Sem citar o nome do novo prefeito de Taubaté, Sérgio Victor (Novo), para quem perdeu a eleição municipal de 2024 no segundo turno, Ortiz afirmou que irá apoiar as demandas de saúde do município, especialmente as relacionadas ao HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).

"O Hospital Universitário de Taubaté, que é referência para o Vale Histórico e para o Vale da Fé, precisa de apoio nesse momento e vai ter total apoio do nosso mandato a partir de agora. Todas as emendas parlamentares que a gente tiver disponibilidade e que forem destinadas à área da saúde serão para reforço dos atendimentos de clínica médica, clínica cirúrgica, para reforços no esforço que a Prefeitura está fazendo para ampliar os mutirões. A gente vai fazer a destinação desses recursos para esse Hospital Universitário que serve de retaguarda para essa nossa região. Prefeitura de Taubaté, o prefeito de Taubaté, podem contar com nosso apoio, porque assim a gente vai prestigiar a população do nosso município, a população do nosso Vale do Paraíba".

Suplente.

Ortiz assumiu a vaga que foi aberta após a renúncia do ex-deputado Vinícius Camarinha (PSDB), que tomou posse no dia 1º de janeiro como prefeito de Marília.

Com a posse de Ortiz, o PSDB deverá ingressar com uma ação eleitoral para pedir que o ex-prefeito tenha o mandato cassado por infidelidade partidária.

O entendimento da direção nacional do PSDB é de que a vaga na Assembleia Legislativa deverá ficar com Damaris Moura Kuo (PSDB), que é a segunda suplente da federação - ela é ex-deputada estadual e atual subprefeita de São Miguel Paulista, na capital.

Partido.

Em 2024, após disputar cinco eleições pelo PSDB, Ortiz trocou o partido pelo Republicanos. Na nova legenda, foi candidato à Prefeitura de Taubaté e acabou derrotado no segundo turno.

Após a derrota, o projeto de Ortiz passou a ser assumir uma vaga na Assembleia. Na eleição de 2022, após receber 66.914 votos, o ex-prefeito ficou como o primeiro suplente da federação formada pelos partidos PSDB e Cidadania, que elegeu 12 deputados. Embora tivesse trocado de partido no início de 2024, Ortiz acreditava que poderia assumir como suplente, pois a mudança do PSDB para o Republicanos ocorreu na janela partidária desse ano, entre os dias 7 de março e 5 abril. No entanto, em 12 de novembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que suplentes que trocam de partido na janela perdem o direito de assumir os cargos - ou seja, a janela é válida apenas para titulares de mandato.

Após a decisão do TSE, Ortiz partiu para um 'plano B': no mesmo dia, aproveitando o controle exercido até então sobre o diretório municipal do PSDB, acertou o retorno ao partido. Essa nova filiação de Ortiz ao PSDB foi questionada por Damaris Moura Kuo. No dia 2 de dezembro, a executiva nacional do PSDB determinou uma intervenção no diretório do partido em Taubaté. No dia 12, a executiva nacional decidiu que a refiliação do ex-prefeito ao PSDB é nula. Segundo Damaris e a executiva nacional do PSDB, a nova filiação de Ortiz não teria seguido o estatuto da legenda. O ex-prefeito nega qualquer irregularidade.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários