De acordo com os modelos meteorológicos atuais, informou a Defesa Civil do Estado, São Paulo deve ter chuvas irregulares e pontuais durante o dia, entre segunda-feira (6) e domingo (12).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O comportamento das chuvas tende a ser típico de verão, com pancadas isoladas e de curta duração, especialmente durante o período da tarde. Apesar de rápidas, essas chuvas podem ser intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo, principalmente nas regiões da Capital, Grande SP, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte.
Os últimos dados mostram que os maiores acumulados de chuva das últimas 96 horas se concentraram em municípios da faixa leste e do litoral paulista.
Destaques para São Vicente (138mm), São Paulo (98mm), São Sebastião (93mm), Caraguatatuba (80mm), Santos (78mm), Ubatuba (74mm) e Guarujá (65mm).
Esses volumes reforçam a necessidade de atenção nas regiões litorâneas, onde o solo encharcado pode aumentar o risco de deslizamentos e alagamentos.
Recomendações.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.