EM PIRACICABA

De graça, 1° Festival Caipira de Circo é neste fim de semana

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

Piracicaba recebe, a partir do dia 11 de janeiro, a primeira edição do Festival Caipira de Circo. O evento, que é gratuito, é realizado pela companhia MB Circo, de Piracicaba, e vai acontecer no Engenho Central, em frente à Casa do Artesão. O festival tem apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e será realizado pela Lei Paulo Gustavo. Ao todo, serão encenados quatro espetáculos, de diferentes estilos de palhaçaria, assinados pelas trupes Cia. Suno (Campinas), Cia. Pé de Cana (Iracemápolis), além da anfitriã, MB Circo, e do artista internacional Sebastian Godoy (Argentina).

Saiba mais

“A partir de espetáculos circenses de qualidade, variados e premiados, queremos fomentar, cada vez mais, a arte e a cultura em nossa cidade. No passado, Piracicaba abrigou, por anos, o Festival Paulista de Circo, atualmente realizado em São Paulo. O nosso festival vem preencher essa lacuna e matar a saudade da população piracicabana e da região que sempre receberam bem os artistas circenses e aplaudiram os nossos espetáculos”, destaca Dani Maimoni, palhaça da MB Circo e integrante da organização do evento.

Além de a entrada ser gratuita, o festival abraçará a inclusão e a diversidade. Sendo assim, todas as sessões dos espetáculos contarão com audiodescrição e intérprete de Libras. “O circo sempre foi uma arte que buscou ser popular, inclusiva e democrática. Por isso, não podemos ir na contramão. Queremos que todos os públicos desfrutem das montagens que prometem arrancar gargalhadas e divertir pessoas de diferentes idades”, afirma Dani Maimoni.

O objetivo da companhia é ampliar o Festival Caipira de Circo. “Além de ampliá-lo e torná-lo cada vez mais plural, com mais convidados e atividades, o nosso desejo é que o evento entre para o calendário cultural e anual de Piracicaba. Bons motivos não faltarão”, conclui.  

A abertura acontece no próximo sábado, 11 de janeiro, às 15h30, e traz à cena o espetáculo Malabarindo, da MB Circo, com números de malabares (bolas, claves, de contato e facões), esquetes de palhaços, acrobacias em dupla e palhaçadas e gargalhadas garantidas pela dupla de protagonistas.

“A ideia do espetáculo é transmitir toda a magia do circo de uma forma lúdica, engraçada e gostosa, com uma linguagem popular e adaptável, entendendo com quem está falando e como está se falando. Assim, buscamos ter uma interação com o público e contamos com a participação dele durante todo o espetáculo”, diz Bruno Peruzzi, o Palhaço Tico, que faz dupla com Dani Maimoni, a Palhaça Polenta.

No domingo (12), às 15h30, a plateia será envolvida pela participação internacional do festival: YoYo, protagonizado pelo palhaço argentino Sebastian Godoy. “O espetáculo convida o público a mexer e a despertar o corpo por meio de diferentes brincadeiras e situações improvisadas. Trata-se de uma obra caótica e imaginária que brinca unindo, ao mesmo tempo crianças e adultos, por intermédio do riso contagiante e transformador”, destaca o palhaço.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários