FORÇA DA ÁGUA

Correnteza leva ponte provisória construída no RS após enchentes

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Prefeitura de Feliz/Facebook
A estrutura, que foi inaugurada em outubro do mesmo ano, não suportou a forte chuva que atingiu a região na quarta-feira (1º).
A estrutura, que foi inaugurada em outubro do mesmo ano, não suportou a forte chuva que atingiu a região na quarta-feira (1º).

As águas do Rio Caí destruíram nesta quinta-feira (2) uma ponte provisória que havia sido construída após as enchentes de maio de 2024 no município de Feliz, a cerca de 80 km de Porto Alegre. A estrutura, que foi inaugurada em outubro do mesmo ano, não suportou a forte chuva que atingiu a região na quarta-feira (1º). Segundo a Prefeitura, o rápido aumento do nível do rio provocou o colapso da ponte em poucas horas.

Leia também: Porto Alegre: Chuva alaga vias e impede posse de prefeito; VÍDEO

"Às 9h, a água cobriu a ponte. Por volta das 17h, a estrutura começou a apresentar instabilidade, e às 19h ela desabou completamente", relatou a administração municipal.

A ponte conectava o centro da cidade, que tem 13,7 mil habitantes, às comunidades de São Roque, Picada Cará e ao município vizinho de Linha Nova. O prefeito Júnior Freiberger (PSD) ressaltou a gravidade da situação: "Sem esta ponte, não conseguimos ligar os dois lados do município para o trânsito de veículos pesados. Isso impacta não apenas Feliz, mas também toda a região e, arrisco dizer, até o estado."

A prefeitura apontou que a alternativa para os motoristas é um trajeto de cerca de 20 km pelos municípios de Vale Real ou Bom Princípio.

Estrutura surgiu de mobilização coletiva

Moradores, a iniciativa privada e o poder público uniram esforços para construir a ponte com nove contêineres reforçados e estruturas metálicas. Apesar do colapso da ponte provisória, a outra travessia da cidade, a Ponte de Ferro, permaneceu intacta.

Freiberger explicou que será necessário esperar a redução do nível das águas para avaliar o destino dos contêineres que compunham a ponte.

O Rio Caí subiu até cinco metros em Feliz, ultrapassando em dois metros o nível normal. Durante as enchentes de maio, o rio chegou a 14 metros, destruindo a ponte anterior e motivando a construção da estrutura provisória.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários