LENÇÓIS PAULISTA

Em último ato público, Anderson Prado enterra cápsulas do tempo

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Lençóis Paulista
Elas guardam um pedaço da memória das décadas de 2010 e 2020
Elas guardam um pedaço da memória das décadas de 2010 e 2020

Em seu último ato público como prefeito de Lençóis Paulista, o prefeito Anderson Prado deixou um presente para as futuras gerações. Na última segunda-feira (30), foram enterradas, nas imediações do Paço Municipal, três cápsulas do tempo que guardam um pedaço da memória das décadas de 2010 e 2020, para serem abertas no prazo aproximado de 50 anos, em 28 de abril de 2074, aniversário de 216 anos de Lençóis Paulista. A abertura das cápsulas do tempo foi confiada aos estudantes lençoenses Bruno Boso dos Santos e Lucas Boso dos Santos, que atualmente têm 15 e 10 anos de idade, respectivamente.

Além do ex-prefeito Anderson Prado, participaram do ato o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o mandato 2025-2028, André Paccola Sasso e Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, a chefe de gabinete, Daise Oliver Carneiro, os secretários municipais de RH, José Antonio Ribeiro Ramos Júnior, de Administração, Taísa Toledo Placa, de Obras, Emanuel Fidelis Serutti, de Planejamento, Anderson Silva Buratto, de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, de Negócios Jurídicos, Silvio Paccola Júnior, de Suprimentos, Luiz Fernando de Campos, de Convênios, Ana Paula Balsi, e de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves, além do vereador Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, e servidores públicos de diversas áreas.

"No dia 27 de abril de 2023, durante a entrega das obras de reforma e revitalização do Paço Municipal, nós anunciamos o lançamento da cápsula do tempo. E entre as coisas que estão sendo deixadas para as próximas gerações está, inclusive, a lista de presença das pessoas que estiveram aqui naquela data, e fotos daquele evento", explicou a secretária de Administração, Taísa Toledo Placa.

As cápsulas do tempo trazem nomes dos servidores públicos da atualidade, reúnem fotografias e informações sobre as principais transformações pelas quais a cidade passou ao longo dos oito anos de mandato do prefeito Anderson Prado (2017-2020 e 2021-2024), tanto no âmbito municipal, com políticas públicas que transformaram a vida dos lençoenses (Programa 100% LED, Guarda Civil Municipal, Programa Saúde 10), quanto do cenário nacional e internacional, como a pandemia por Covid-19, enfrentada em todo planeta, que deixou milhões de mortos e uma lembrança amarga que ficará por diversas gerações.

"É muito bacana a gente poder colocar uma cápsula do tempo para ser reaberta daqui a 50 anos. E um dos motivos que me levou a fazer isso foi a pandemia. Porque pandemias ocorrem de século em século. E quando surgiu a Covid-19, nós não tínhamos muita literatura para enfrentá-la, porque durante a gripe espanhola, que foi a pandemia secular anterior, não foram deixados tantos registros sobre como as cidades se prepararam para enfrentar o mal daquele século. E nessas cápsulas consta uma releitura de tudo que a Prefeitura de Lençóis e todos os servidores fizeram. Então, uma dessas cápsulas do tempo fala evidentemente dessa nossa luta. Uma segunda cápsula do tempo traz o nome de todos os nossos dois mil e seiscentos servidores atuais, porque daqui a 50 anos essa Prefeitura deve estar com 5 mil, 10 mil servidores. E a terceira cápsula guarda fotos de momentos que vão de conquistas da nossa prefeitura, conquistas do nosso povo, conquistas da nossa gente durante, evidentemente, os oito últimos anos que a cidade foi governada por mim. Para o bem da democracia, a gente sabe quando o ciclo termina. Eu agradeço quem esteve presente neste ato e deixo a responsabilidade ao Bruno e ao Lucas de abrirem as cápsulas daqui a 50 anos", concluiu o prefeito Anderson Prado.

Servidores participaram do ato para enterrar as cápsulas do tempo.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários