O prefeito Helio Zanatta, seu vice e vereadores eleitos em outubro tomam posse nesta quarta-feira (01) em solenidade na Câmara Municipal. Oito dos 23 vereadores eleitos assumem o mandato pela primeira vez: Rafael Boer (PRTB), Renan Paes (PL), Bertaia (MDB), Gesiel Madureira, Odair Melo (União), Felipe Gema (Solidariedade), Marco Bicheiro (PSDB) e Fabio Silva (Republicanos).
Foram reeleitos: Dr Ary Pedroso (PL), Cássio Fala Pira (PL), André Bandeira (PSDB), Wagnão (PSD), Alessandra Bellucci Pro-tetora (Avante), Rerlison Re-zende (PSDB), Paulo Henrique (Republicanos), Pedro Kawai (PSDB), Gustavo Pompeo (Avante), Rai de Almeida (PT), Silvia Mandato Coletivo (PV), Laercio Trevisan Jr (PL), Thiago Ribeiro (PRD), Paraná (PSD) e Josef Borges (PP).
Os números indicam uma renovação de 30% dos parlamentares. Mais de 400 candidatos concorreram às 23 vagas do Legislativo Municipal.
Após a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice, a Câmara Municipal realiza eleição para a mesa diretora da Casa. Os nomes mais cotados para disputar a presidência são o atual presidente, Wagner Oliveira, o Wagnão, e o vereador Rerlinson Rezende. A Mesa Diretora é o órgão diretivo da Câmara, com atribuições administrativas e executivas, sendo composta pelos seguintes membros: presidente, vice-presidente, primeiro-secretário, segundo secretário.
O presidente é o representante legal da Câmara nas suas relações ex-ternas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas das atividades internas. Compete ao vice-presidente substituir o presidente, dentro ou fora do plenário. Já ao primeiro-secretário compete constatar a presença dos vereadores ao se abrir a reunião; fazer a chama-da, nas ocasiões determinadas pelo presidente; ler a matéria do expediente, entre outros. O segundo-secretário é incumbido de assinar, junto com o presi-dente e o primeiro-secretário, os atos da Mesa e substituir o primeiro-secretário quando ne-cessário.
Subsídios
Os vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura 2025 a 2028 terão subsídio de R$ 18,5 mil. Prefeito, vice-prefeito e secretários municipais também terão remuneração maior a par-tir de 1º de janeiro de 2025 em decorrência de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal em maio de 2023. O projeto de reajuste dos subsídios dos vereadores se baseou na legislação que determina que o valor pago ao vereador deve corresponder a 60% do subsídio do deputado estadual.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.