2024 marca os 25 anos do grupo literário Expressão Poética, cuja história será contada no documentário "Poesia em Movimento: A Jornada dos Poetas de Bauru". Contemplado pelo Programa de Estímulo à Cultura (PEC/2024), o filme foi proposto pela Sociedade Amigos da Cultura (SAC), explica Ana Maria Barbosa Machado.
De acordo com ela, o grupo também foi presenteado, neste ano, com a Leitura Dramática "Guerras aos Dragões e atos de heroísmo - A Palavra em Cena", um roteiro de Alandeson de Jesus Vidal, por meio da Lei Paulo Gustavo. "Neste momento cênico, nomes públicos respeitados da cidade e muitos poetas veteranos e anônimos encenarão uma história quixotesca numa mistura de ficção e realidade. Desta maneira, o grupo Expressão Poética ganha, em 2025, a oportunidade de continuar a divulgação de seu trabalho literário, galgando assim outros rumos além de sua linda caminhada poética", diz Ana.
Para ela, nesta longa trajetória, o que mais projetou o grupo foram as antologias, que deram a oportunidade de muitos autores publicarem pela primeira vez as suas poesias e demais escritos. Foi um total de 14 livros coletivos entre prosa, verso e até mesmo literatura infantil. Em 2023, inclusive, o grupo recebeu uma "Moção de Aplauso" proposta pela vereadora Estela Almagro em 2023.
HISTÓRIA
Era 1999 quando Vagner Fernandes dos Santos coordenou a primeira antologia poética produzida em Bauru com o título de "Vinte Poetas Bauruenses". Na sequência, monitorando uma oficina literária no Centro Cultural "Carlos Fernandes de Paiva", encontrou outros jovens poetas. Então, em contato Ricardo Santana, na época agente cultural do Sesc/Bauru, organizaram um sarau intitulado "Expressão Poética", que fez surgir em janeiro de 2000 as apresentações mensais que aconteceram durante aquele todo. A partir daí, começaram as visitas em escolas com palestras de incentivo à leitura e à escrita, sendo que as publicações de livros coletivos ganharam mais força. Saraus no Bosque da Comunidade; visitas em escolas (do infantil ao superior) e eventos em bares e ambientes culturais da cidade e região foram agendadas.
Com as descobertas de novos poetas, mais livros solos. Idealizado pelo poeta José Carlos Mendes Brandão, "Slam Bauru" foi outro evento que agregou talentos, assim como o Festival Internacional de Poesia "Palabra en el Mundo". Participantes declamaram em nome da Paz!
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.