Em plenas férias escolares, os museus de Jundiaí são opções gratuitas para diversão e cultura para todas as idades. Com ampliação no horário de atendimento, os locais oferecem acervos diversos, como os presépios, no Museu Solar do Barão, e a história ferroviária, no Museu dos Ferroviários, no Espaço Expressa.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi criado pela lei municipal nº 406, em 10 de junho de 1955, como forma de preservar e democratizar a História e a Cultura do Município. O prédio, tombado na década de 1970 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo, possui construção com planta térrea, em taipa de pilão, tipicamente urbana para edifícios de meados do século passado. Sua fachada, voltada para a rua de mesmo nome, possui dez janelas, dispostas simetricamente em relação à única porta frontal de acesso ao interior do edifício. Uma outra porta dá também acesso, no extremo esquerdo da fachada, aos seus jardins. Ainda se encontram preservados elementos originais do edifício, como esquadrias, vidros decorados e muros divisórios em taipa de pilão.
Neste mês de dezembro, o espaço conta com a Exposição de presépios, com quase 400 apresentações diferentes do nascimento de Jesus, além das belezas dos jardins, que podem ser um atrativo adicional no espaço.
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro.
Telefone: (11) 4521-6259.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, até o dia 6 de janeiro.
Museu dos Ferroviários
Após sua revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu dos Ferroviários foi reaberto em setembro de 2022, como parte dos anúncios de investimentos da Prefeitura no Espaço Expressa, novo nome e novo conceito do antigo Complexo Fepasa.
Em sua reabertura ao público, o Museu traz uma nova exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo como no Brasil e em Jundiaí.
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa
Telefone: (11) 4589-6800
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
Centro Jundiaiense de Cultura – Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
O Centro Jundiaiense de Cultura foi criado em 1979. Desde 2008, passou a ser chamado Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) e a funcionar no antigo prédio do Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, de 1896, que por seu alto valor histórico, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Foi também em 2008 que o Jorosil passou a abrigar a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que leva o nome do seu patrono, artista jundiaiense de notável talento com a Pintura, o Desenho e a Literatura. Destaca-se em seu acervo o conjunto de Aquarelas da Série Folclórica, doado pela família, que apresenta cenas do cotidiano no interior de ambientes domésticos e públicos, além de retratar valores sociais e culturais de uma Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.
A Pinacoteca possui também um acervo variado de artistas jundiaienses, brasileiros e estrangeiros.
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4586-2326/ 4589-6792
E-mail: pinacoteca@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento (somente administrativo): de terça a domingo, das 10h às 17h.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.