O projeto piracicabano Corredor Caipira realizou o plantio de 4 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área de três hectares localizada na cidade de Paulínia. A ação começou no dia 19 de dezembro e foi finalizada no dia 24 de dezembro.
Saiba mais
- Piracicaba reajusta IPTU e tributos municipais para 2025
- Prefeitura atualiza valores das taxas dos cemitérios municipais
O Corredor Caipira é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e pelo Nace-Pteca (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental) da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O plantio ocorreu em uma área de Paulínia, município onde fica a Replan, refinaria da Petrobras, em área próxima à Prefeitura e ao Theatro Municipal, em torno de um reservatório de abastecimento de água, o que possibilitou o reflorestamento da área, com o objetivo de proteger o reservatório.
“A ação faz parte de uma compensação ambiental de um projeto que será implantado na refinaria de Paulínia, que é uma usina fotovoltaica, totalmente sustentável que vai gerar em torno de 20 Megawatts-hora a partir da energia solar”, explica Valdir José Pinheiro, gerente de meio ambiente da Replan.
Árvores nativas da Mata Atlântica
De acordo com Germano Chagas, um dos coordenadores técnicos do Corredor Caipira, a ação acontece após a remoção de uma espécie de plantas considerada invasora. “A motivação do reflorestamento dessa área vem de uma compensação a partir da remoção de algumas árvores de leucena para instalação da usina fotovoltaica. Então, foi feito um acordo entre a Replan e a prefeitura de que, a partir da remoção dessas espécies, fossem plantadas 4 mil mudas de árvores nativas regionais da Mata Atlântica, como jatobá, juçara, jequitibá, pitanga e aroeira, entre outras espécies”, afirma.
A ação foi iniciada no dia 19 de dezembro, em um plantio solidário que reuniu a presença de cerca de 40 pessoas, entre membros da equipe do Corredor Caipira, funcionários da empresa e da Prefeitura de Paulínia. “O intuito desse dia foi gerar consciência e sensibilizar as pessoas a respeito da importância do reflorestamento nessa região”, completa Germano.
O projeto “Corredor Caipira” tem como objetivo favorecer o estabelecimento de paisagens sustentáveis, por meio da conservação e da restauração ecológica; a gestão do território e a produção sustentável, tendo como destaque o fomento de corredores ecológicos que conectem, além das áreas com relevante importância para a manutenção da biodiversidade, saberes e políticas públicas relacionadas, a fim de promover sustentabilidade e melhores condições existenciais.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.