EM JUNDIAÍ

Plano de Mobilidade Urbana é proposta para mudar trânsito

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
De olho na faixa são intervenções posicionadas em locais estratégicos, especialmente perto das escolas
De olho na faixa são intervenções posicionadas em locais estratégicos, especialmente perto das escolas

Entre as ações de destaque na Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), realizadas nos últimos anos, está a implantação em 2022 do Plano de Mobilidade Urbana (PMJ), com avanços na mobilidade urbana de Jundiaí. Criado com o intuito de ouvir a população com seus apontamentos e opiniões, indicar parâmetros e a direção adequada para trabalhos, projetos e programas, pensar em diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade da população em geral do nosso município, o plano vem sendo utilizado como norteador de ações adotadas pela pasta.

“A Mobilidade Urbana é um tema de extrema relevância entre as maiores cidades do mundo, e em Jundiaí não poderia ser diferente. Por isso, desde o início da nossa gestão, essa tem sido a nossa premissa, investir em mais conforto, segurança e rapidez para que a população possa usufruir do que há de mais moderno”, destaca o Prefeito Luiz Fernando Machado.

“O Plano de Mobilidade Urbana é coerente com as propostas do Departamento de Engenharia de Mobilidade, sendo relevante para a execução de ações que contenham problemas de trânsito, como a implantação da infraestrutura cicloviária (ciclofaixas/ciclovias/ciclorrotas), permitindo uma maior mobilidade da população”, disse o diretor de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, desde 2017, foram investidos cerca de R$ 70 milhões em sinalização vertical e horizontal da cidade. Além disso, a atualização do sistema semafórico e de câmeras de monitoramento e identificação de ocorrências também fazem parte do pacote de melhorias para a segurança no trânsito, como as áreas da infância e as requalificações de vias na região central.

Já em termos de renovação da frota da unidade, foram investidos R$ 4,4 milhões na aquisição de 28 veículos para as equipes que realizam os atendimentos e manutenções nas vias municipais. De 2017 a 2024, a Prefeitura de Jundiaí entregou 168 novos ônibus, renovando a idade média da frota em 3,3 anos, com um investimento superior a R$ 70 milhões de reais. Cerca de 90 mil passageiros utilizam o transporte público diariamente, 265 ônibus com acessibilidade passaram a integrar a frota que opera em 97 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), além da criação de 16 novas linhas no período.

A cidade de Jundiaí, até 2022, contava com uma infraestrutura cicloviária de 9 km, compreendidos entre ciclovias e ciclofaixas. Entre 2023 e 2024, foram implantados mais 10,72 km, totalizando 19,72 km. O Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí contempla a construção de 167 km de ciclofaixas/ciclovias/ciclorrotas. Hoje, o trajeto mais longo que existe na cidade é a ciclovia da Avenida Antonio Pincinato, com 4,10 km em sua totalidade, tendo início na Rua Cacilda Becker, bairro Recanto Quarto Centenário, até a Avenida Benedito Castilho de Andrade, no Eloy Chaves.

Com foco no programa Maio Amarelo, o conceito inovador do Urbanismo Tático, e ações moderadoras do tráfego reforçam a estratégia de proporcionar mobilidade segura e acessível a baixo custo, com sinalização de solo e vertical adequadas para dar mais segurança a todos os usuários do sistema viário, pedestres, ciclistas e condutores que transitam na região, com faixas na cor lima-limão, colocação de balizadores, ampliação de passeio com pintura da rua na cor verde-bandeira, entre outras intervenções posicionadas em locais estratégicos, especialmente no perímetro das escolas.

Em dezembro de 2023, foi inaugurado o Jardim da Mobilidade, com investimento total de R$ 1,26 milhão. A área total do espaço é de 3.675m², sendo gramado de 1,2 mil m², 250 metros de vias (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento de ciclofaixa e ciclovia, 372 metros de passeio e 851m² de asfalto, onde as crianças de forma lúdica aprendem as regras e comportamentos de uma educação para um trânsito mais seguro. O objetivo do espaço é a formação de futuros motoristas, mais conscientes em relação à legislação.

Ao longo dos anos, campanhas de educação para o trânsito são realizadas constantemente em escolas e empresas, além das fiscalizações por meio de blitz educativas realizadas pelos agentes de trânsito da cidade, que também contribuíram para a queda nos índices de óbitos, como o Maio Amarelo. Pinturas e sinalizações viárias também fortaleceram o investimento feito pela UGMT, tudo isso contribuiu para Jundiaí receber de forma consecutiva pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), nos anos de 2022/2023, o prêmio nacional “Cidade Laço Amarelo” campanha que visa educar e reduzir sinistros relacionados a acidentes de trânsito.

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